2.11.10

Concentração/Vigília de protesto no dia 3 de Novembro, às 15h30, frente à Assembleia da República


CONCENTRAÇÃO/VIGÍLIA DE PROTESTO, DIA 3 DE NOVEMBRO, 15.30H, FRENTE À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Irá decorrer amanhã, dia 3 de Novembro, frente à Assembleia da República, pelas 15.30h, uma concentração de protesto contra as medidas de austeridade anunciadas pelo governo e previstas para o Orçamento de Estado de 2011.

A concentração foi mobilizada por um grupo de cidadãos na rede social facebook fora do âmbito de qualquer estrutura partidária, organização ou sindicato.



• Consideramos que as medidas propostas pelo governo colocam em situação de extrema vulnerabilidade económica milhares de portugueses.
• Entendemos que as mesmas se regulam por um princípio de profunda injustiça social, uma vez que proporcionalmente e efectivamente penalizam com maior impacto os estratos sociais mais desfavorecidos.
• Acreditamos existirem alternativas às medidas propostas, se para tal existir vontade política.
• Consideramos que os cidadãos portugueses não podem, nem devem ser penalizados por uma crise da qual não são responsáveis.
• Exigimos a moralização da despesa pública, nomeadamente no que respeita a gastos de representação do Estado, atribuição e acumulação de reformas e pensões milionárias, eliminação de organismos públicos redundantes e inúteis.

Iremos deixar no local, como testemunho da nossa presença, a oferta ao governo e parlamentares, das nossas carteiras velhas e vazias; simbolizarão elas o estado actual da esmagadora maioria dos portugueses.



Partimos para a convocatória desta concentração por acharmos indigno que nenhuma voz se levantasse contra a ratificação de um OE punitivo e severamente lesivo para a maioria dos portugueses, os quais, não são efectivamente responsáveis pela crise com que actualmente nos brindam.

Temos consciência de que o dia e a hora do protesto levanta dificuldades a uma grande adesão; também sabemos que o facto de não possuirmos uma estrutura sindical ou partidária por trás se traduz numa série de limitações logísticas.

Consideramos, no entanto, que chegou o momento e a hora de dar voz ao cidadão, sem porta-vozes nem mediadores.

Compete a cada um de nós decidir; decidir se prefere calar e consentir ou ajudar a criar uma sinergia de mudança. Temos de começar por algum lado!

Entre todos os que possuem flexibilidade de horários, desempregados, estudantes, professores, reformados, poderemos com certeza reunir uma voz bem audível, em representação de todos os que, por variadíssimas razões, não se puderem deslocar.

Muitos de nós irão levar apitos, bombos, tampas de tachos, cartazes e faixas.

Venham mais cinco!

Amanhã, às 15.30h, frente à AR, não permitam que os portugueses fiquem conhecidos como os carneiros mansos desta europa.

Como alguém disse e muito bem: “um povo de carneiros tem governos de leão”.

Esperamos por todos os que se quiserem juntar, amanhã, 15.30h, frente à AR.

Até amanhã!


http://www.facebook.com/event.php?eid=122363297820765

Congresso do Associativismo e da Democracia Participativa (13 e 14 de Novembro)

http://movimentodoassociativismo.blogspot.com/

«A República Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas, (...) visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa »
Artigo 2º da Constituição da República Portuguesa.


Inscrições para o congresso do Associativismo e da Democracia Participativa que se realizará nos próximos dias 13 e 14 de Novembro, no edifício do ISCTE, sito na Av. das Forças Armadas, 1649-026, Lisboa, e que pretende potenciar o associativismo e aprofundar a democracia participativa.

A inscrição pode ser efectuada pelo correio para a seguinte morada:
AJD, Lugar da Igreja, 4905-254 Deão, Viana do Castelo

Juntamente com a inscrição, deve ser enviada cópia do talão de pagamento da inscrição.
Ou então enviar para o email: associativismo.cidadao@gmail.com

NIB para transferência bancária:
0010 0000 6389 7110 0036 3

Nota 1: Para efectuar a inscrição basta fazer chegar os dados e o comprovativo de pagamento.
Nota 2: duas pessoas por entidade inscrita.


Elementos da Comissão Promotora
Organizações:
ACERT (Tondela) / ADCL (S. Torcato, Guimarães) / ADRL (Vouzela) / AJD - Associação Juvenil de Deão (Viana do Castelo) / ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local / Base-Fut / d'Orfeu (Águeda) / GAF – Grupo Aprender em Festa (Gouveia) / ICE - Instituto das Comunidades Educativas (Setúbal) / IN LOCO / KRISCER (Coimbra) / OLHO VIVO / Panteras Rosas / PROACT / QUERCUS / Solidariedade Imigrante / SOS Racismo


PROGRAMA PROVISÓRIO

Dia 13 - Novembro, SÁBADO

11:00h - ASSEMBLEIA DE ABERTURA
DEMOCRACIA PARTICIPATIVA:
- linhas orientadoras do congresso;
- intencionlaidades do movimento da democracia participativa (Carmo Bica; Jean-Louis Laville)

14:30h - 16:30h – TERTÚLIAS propostas pela comissão organizadora ou pelas associações que o queiram fazer

17:00h - 19:00h - PLENÁRIO INTERCALAR (sínteses e debate)

Dia 14 - Novembro, DOMINGO

9:00h - 11:00h – TERTÚLIAS

11:30h - 13:30h - PLENÁRIO INTERCALAR (sínteses e debate)

15:00h - 17.30h - ASSEMBLEIA DELIBERATIVA
– linhas de acção para os documentos a produzir: documento base/linhas orientadoras do Movimento; caderno revindicativo (Rui d'Espiney, Fernando Ilídio, um elemento da Solidariedade Emigrante a convidar).