2.7.05

Banca despediu, paga menos salários e lucra mais

O número de trabalhadores da banca caiu 2,5% em 2004, o que representa menos 1334 trabalhadores.
No final do ano de 2004 o sector empregava 51.523 empregados. Registou-se ainda no ano passado uma descida das despesas em salários. Com efeito, as despesas com pessoal baixaram 5%, para 2.117 milhões de euros, tendo o peso dos salários diminuído 1,8%, isto é, para 1.609 milhões. Os encargos sociais caíram 6,5% e as despesas com pensões 8,3%.
As informações foram recolhidas junto do boletim Informativo da própria AssociaçãoPortuguesa de Bancos, noticiou o Jornal de Notícias.

Os impostos sobre os lucros dos bancos diminuíram

Segundo o Boletim Informativo da Associação Portuguesa dos Bancos, a que se reporta a notícia publicada no Jornal de Notícias do passado 29 de Junho, os impostos pagos sobre os lucros pelo sector bancário diminuíram 39,9% face ao ano anterior, para qualquer coisa como 172 milhões de euros.

Afinal, há países cujas despesas públicas são ainda maiores que em Portugal

A despesa total do Estado será em 2005 o equivalente a 49,3% do PIB, ou seja, a 62,072 mil milhões de euros. A isto não é estranho o facto do peso do Estado na riqueza produzida ter aumentado.
Acontece que, ao contrário do que vem sendo noticiado pelos gurus do costume, as despesas do Estado português até nem são das maiores.
Na União Europeia, por exemplo, na França, na Áustria ( ambos da zona euro) e na Suécia , as despesas públicas dos respectivos Estado ultrapassam mesmo a barreira dos 50% na França e a Áustria, sendo até muito superiores na Suécia.
O Estados espanhol contabiliza despesas de 40% do seu PIB.

Catecismo católico não condena a pena de morte

Foi apresentado o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica pelo Papa bento XVI, que segue fielmente e doutrina do Catecismo da Igreja católica, assinado por João Paulo II em Junho de 1992. O presente Compêndio com 205 páginas é uma súmula com perguntas e respostas do Catecismo de 1992 que contava com 450 páginas indigestas mesmo a qualquer católico.
Este compêndio continua a considerar imoral a fecundação artificial, a proibir a comunhão aos católicos divorciados que voltarem a casar-se, reconhece a desobediência civil quando as leis se opõem à moral, assim como a legítima defesa, e quanto à pena de morte, ainda que a considere que não tem sentido nas actuais sociedades, não é objecto de nenhuma condenação contundente.

Fonte: JN de 29 de Junho de 2005-07-02

Chumbo está a envenenar as aves

As aves aquáticas que vivem em Portugal ou aqui demandam as zonas húmidas estão a sofrer envenenamento pelo chumbo, que se vai acumulando no seu habitat, em consequência da actividade venatória dos caçadores que utilizam munições ,de chumbo em zonas como arrozais, pequenas lagoas e açudes e que assim estão a matar prematuramente as suas próprias presas ( patos reais ou marrecos e galinhas de água). Curiosamente os próprios caçadores poderão ser também vítimas desse mesmo envenenamento se consumirem a carne desse animais.
Espanha já aprovou legislação a vedar o uso do chumbo.

Transvaze de água do Tejo

O governo espanhol acabou de autorizar o transvaze de 82 hectómetros de água entre as baxias do Tejo e do Seguro, pondo fim a um conflito entre as comunidades de Castilla e de Múrcia, mas diminuindo o caudal do rio que chega a território português. Desse montante total, 39hm3 será para abastecimento humano e 43hm3 para regadio.
O porta-voz do governo da comunidade de Castilla já disse que a decisão contentou alguns regantes mas colocou em risco o abastecimento de água a 3 milhões de pessoas.
As autoridades portuguesas estão atentas ao problemas e já declararam que a decião não viola a Convenção sobre a Cooperação para a Protecção e o Aproveitamento Sustentável das Águas das Bacias Hidrográficas luso-espanholas que foi assinado em Albufeira a 30 de Novembro de 1998.

Alguns sectores económicos

O sector dos moldes em Portugal emprega cerca de 7500 trabalhadores, cada vez mais qualificados dada a natureza do trabalho, e mais de 90% da sua produção vai para exportação, que representa 349 milhões de euros de volume de negócios.
Por sua vez a indústria automóvel abrange dois tipos de produções: a montagem e a de componentes. Ambos valem 1,7 % da riqueza produzida em Portugal, e representam mais de 20% das nossas exportações. Na montagem destacam-se as empresas da Autoeuropa e da Opel. Quanto à dos componentes, é constituída essencialmente por empresas nacionais que produzem baterias, travões, consolas e couro para estofos.Aliás a grande maioria dos assentos dos carros de todo o mundo são feitos em Portugal.
A indústria têxtil representa 17 % das exportações portuguesas.
O sector da indústria de calçado representa 8% do total das exportações nacionais.
Quanto ao sector turístico, este já contribui 11% para o PIB. Além disso Portugal ocupa o 16º lugar no ranking dos destinos turísticos mais procurados

Dinheiro plástico

Em 2004 o número de cartões bancários no sistema Multibanco chegou aos 16,19 milhões de unidades.
A rede Caixa Automática Multibanco tinha em funcionamento, no final de 2004, 10.085 terminais, mais 8,2% do que em 2003, e tinham-se realizado um total de 1.405 milhões de operações em 2004, num montante de 53.438 milhões de euros.

Eu me confesso refractário e desertor desse mundo.

Perigosa concentração de óxido de azoto na VCI

O tráfego rodoviário na VCI na cidade do Porto provoca uma concentração de óxido de azoto (NO2), que é quase o dobro do valor aceitável para a saúde pública ( esse valor é de 50 microgramas por metro cúbico de NO2). Na zona da Boavista os valores chegam aos 98,3 microgramas por metro cúbico.
O óxido azótico provoca irritação ocular e respiratória e, em condições extremas, pode levar à asfixia.

Fonte: JN 29/6

Já há peixes mortos no rio Sabor!

Apareceram milhares de peixes mortos a boiar no rio Sabor, em Gimonde, no concelho de Bragança. As causas, apesar de desconhecidas, apontam para uma descarga criminosa de um ETAR ( estação de tratamento de águas residuais) instalada há sete anos no local.

Os eleitores são condicionados pela propaganda

Politólogos estiveram reunidos em Vila Real a estudar e discutir os comportamentos políticos e eleitorais. Uma das intervenções pretendeu demonstrar que o ambiente informativo a que uma pessoa está exposta condiciona a sua opção eleitoral. Ou seja, a repetição constante de determinada opção nos mass media prevalece sobre a identificação partidária e mesmo ideológica.

Fonte: JN 23/6

Câmaras de videovigilância ameaçam a privacidade

As 5 câmaras que vigiam os 18 Km de extensão da área de paisagem protegida do litoral de Esposende são tão potentes que conseguem não só identificar o rosto de alguém, ler detalhadamente a matrícula dos carros como ainda ver tudo o que se passa nos terraços, nas varandas e nos interior das habitações circunvizinhas.

Vídeo desmonta a invenção do «arrastão de Carcavelos»

A conhecida jornalista Diana Andringa realizou um vídeo que desmonta o pseudo-acontecimento que constituiu o chamado «arrastão» na praia de Carcavelos. Os factos revelam bem como as notícias são produzidas pelos jornalistas e reporters, sobretudo da dos canais de TV, e em que medida a invenção de acontecimento pode alimentar os preconceitos mais enraizados nas mentalidades mais racistas e nas atitudes de cáracter xenófobo, para além dos aproveitamentos que a extrema-direita não deixou de fazer dos factos assim «inventados»

Porsche vende 48 carros em Junho

Apesar de todo o ambiente económico que se vive em Portugal, soube-se hoje que a Marca de automóveis Porsche vendeu no mês de Junho 48 automóveis topo de gama, um número record nos anais da história do representante da marca no nosso país.

Portugal é o país europeu onde se faz menos exercício físico.

A uma pergunta sobre se faz exercício físico ou se pratica desporto, os portugueses levaram a palma da inércia comparativamenta a todos os outros países. Com efeito, 665 dos inquiridos em Portugal disseram que nunca faziam exercício físico ou praticavam desporto. Seguiram-se a Hungria ( 60%), a Itália (58%), a Grécia (57%), a Espanha (47%), a Alemanha (36%), a França (35%), o Reino Unido (31%), a Dinamarca ( 17%), a Suécia (7%), a Finlândia (4%).
A média da EU é de 40% de europeus que não fazem exercício físico algum.

Estados Unidos acusados de esconder presos em navios

O relator especial da ONU contra a tortura, Manfred Nowak, acabou de denunciar, em Viena, que existem muitos indícios de que os Estados Unidos utilizam navios de guerra como campos secretos de prisioneiros.
Nowak, que também chefia o Instituto Ludwig Boltzmann de Viena para os Direitos Humanos, denunciou mais esta tentativa de Washington de escapar à legislação nacional e internacional sobre o regime de tratamento a prisioneiros, e o respeito pelos direitos destes, assim como à proibição de tortura.

Fonte: JN 29/6

Prisões ilegais nos USA

A polícia norte-americana prendeu, sem quaisquer provas, dezenas de muçulmanos residentes nos Estados Unidos, após os atentados de 11 de SETEMBRO DE 2001, indica o relatório de duas organizações de defesa dos direitos humanos ( a Human Rights Watch e a American Civil Liberties Union-ACLU).
Foram detidos muçulmanos só por terem frequentado a mesma mesquita que um dos piratas doar do 11 de Setembro, ou ainda só por terem um abra-latas, exemplicaram um dos relatores da Human Watch.

Aldeia da Paradinha

A aldeia da Paradinha, situada num pequeno vale, a escassos metros da margem do rio Paiva, na freguesia de Alvarenga, Arouca, está a ser recuperada com os materiais tradicionais das aldeias como o xisto e a lousa. A população da aldeia era constituída por camponeses dedicados ao amanho da terra e por trabalhadores das minas de volfrâmio, antes de começar a desertificar-se por efeito da emigração.

Consumo de carne vermelha está associada ao cancro

Parece existir uma associação entre o consumo de carne vermelha e o risco de desenvolver cancro no intestino, revelou um estudo da European Prospective Investigation into Câncer and Nutrition, que analisou os hábitos alimentares de mais de 500 mil europeus durante 10 anos. O estudo, publicado no Journal of the National Câncer Institute, mostrou que aqueles que ingeriam mais de duas porções de 80 gramas de carne vermelha por dia tinham 30% mais probabilidades de desenvolver a patologia em relação àqueles que consomem carne apenas uma vez por semana.

Greve nos STCP teve grande adesão

A greve convocada pelo 3 sindicatos do sector representativos dos trabalhadores da Sociedade dos Transportes Colectivos do Porto (STCP) para o dia 1 de Julho paralisou a empresa: segundo os sindicatos 80% dos autocarros não circularam até às 12 horas. Os trabalhadores lutam por aumentos salariais e manutenção de direitos adquiridos

Greve dos Enfermeiros

Teve uma adesão de 85% a greve dos enfermeiros levada a cabo no dia 29 de Julho. A greve é contra o congelamento das carreiras, o adiamento da idade da reforma, e outras medidas lesivas dos direitos adquiridos.

Manif de praças da Armada contra cortes nos seus direitos

Centenas de praças da Armada manifestaram-se no passado dia 30 de Julho numa marcha entre o Estado Maior da Armada e a Assembleia da Republica, descontentes com as medidas que os prejudicam na progressão das carreiras e na assistência à saúde.

Lear anuncia encerramento da empresa

A multinacional Lear Corporation anunciou o encerramento da sua unidade fabril têxtil situada na Póvoa de Lanhoso, o que vai atirar para o desemprego mais 800 trabalhadores. O motivo é a deslocalização para os países de leste onde o custo da mão de obra é muito mais baixo.
Recorde-se que aquela empresa tinha sido inaugirada compompa e circunstancia prlo ex-ministro Pina e Moura em 13/3/1998.
Acresce que outras 14 empresas têxteis, com cerca de 400 trabalhadores, do concelho de Cabeceiras de Basto, e que forneciam para a Benetton e Zara, estão em vias de encerarrar uma vez que foi anunciado o fim das encomendas a aprtir do próximo 15 de Agosto.

Trabalhadores da Grundig fizeram greve

Os trabalhadores do complexo Grundig sediado em Braga fizeram uma greve no passado dia 28 de Junho em defesa da contratação colectiva, e pela perda de direitos adquiridos. Dados recolhidos permitem constatar que toda a linha de produção parou. Recorde-se que no complexo Grundig em Braga trabalham cerca de 2800 trabalhadores.

A Woco em Viseu vai deslocalizar-se

A empresa alemã Woco que produz componentes de borracha para a indústria automóvel em Viseu vai fechar até ao final do ano lançando mais 100 trabalhadores para o desemprego, foi anunciado pela administração da empresa.