16.6.09

Inaugurada uma grande exposição das obras de Bansky, com mensagens de crítica social e política, no Bristol Museum

Os macacos do Parlamento

Trabalhadores de todo o Mundo, Uni-vos



O Bristol Museum inaugurou este fim de semana uma grande exposição das obras ( 100 é o número fornecido) de Bansky, que se tornou mundialmente famoso pelos seus trabalhos de arte da rua (street art) recorrendo a materiais como o stencil para realizar as suas pinturas.

Bansky nasceu em Bristol em 1975 e esta exposição na sua cidade-natal constitui um marco histórico importante pois é a primeira vez que Bansky aceita montar uma exposição sua no espaço como é o do Museu, e mesmo assim o título que leva esta grande Mostra não podia ser outro que não «Bansky versus Bristol Museum», e que vai estar aberta até ao fim do mês de Agosto. Esta exposição é composta por instalações, figuras animadas e muitas obras nos mais variados formatos.

Banksy foi expulso da escola e preso por pequenos delitos. A sua identidade é desconhecida. Assume o carácter transgressor dos seus trabalhos e de crítica cerrada ao actual sistema de dominação social.

As suas obras estão carregadas de crítica social, expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais produz críticas de forma agressiva e sarcástica, provocando aos seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reacção de um observador frente a uma de suas obras será o riso. espontâneo, involuntário e sincero.

Em coerência com a sua maneira de ver o mundo e maneira de estar nele, nenhuma das suas obras expostas está à venda .
Descanso do trabalho



Paisagem moderna



Auto-retrato



Cartaz da Exposição