22.9.10

Jantar sob o lema da mobilidade sustentável no Regueirão dos Anjos ( amanhã, dia 23)


O jantar de amanhã, dia 23 de Setembro, vai ser sobre "mobilidade sustentável".
Se tivermos massa critica (inscrições) fazemos uma oficina de construção de estacionamento de binas: às 18h no RDA 69! Os interessados deverão contactar: gaia.mara@gmail.com

Mais tarde, pelas 20h, há o jantar popular seguido do visionamento de filmes sobre mobilidade sustentável!

A preservação cultural como estratégia de militância social - Seminário no CES (dia 23 de Set. em Coimbra) sobre a ONG João Pequeno de Pastinha


Seminário
Preservação cultural como estratégia de militância social - O caso da ONG João Pequeno de Pastinha e sua ação através da Capoeira Angola

23 de Setembro de 2010, 18.30, Sala de seminários do CES, Coimbra


Seminário do Núcleo de Estudos de Democracia, Cidadania Multicultural e Participação

Utilizando da capoeira angola como um bem cultural promotor de formação para a cidadania, a ONG – João Pequeno de Pastinha é fundada com a missão de Preservar a cultura afro-brasileira, através da Capoeira Angola sob a técnica de Mestre João Pequeno de Pastinha e demais manifestações artísticas, utilizando-as como elemento de mudança sócio-educativa e inclusão social.

A intervenção social da instituição se dá tanto através de seu projeto central intitulado Projeto João e Maria Capoeira Angola e Cidadania, como pelo trabalho cultural que é desenvolvido. O projeto social destacado busca fornecer gratuitamente a crianças da comunidade do Nordeste de Amaralina, em Salvador, Bahia, Brasil, uma formação centrada na capoeira angola associada a seminários e cursos esporádicos tendo em vista fornecer instrumentos à concretização de uma cidadania crítica e ativa. A militância cultural encontra-se presente no modo em como é afirmada a capoeira angola como uma prática cultural que traduz um conhecimento acumulado e produzido historicamente pela população de ascendência africana em solo brasileiro. Saber, este, pautado na oralidade e ancestralidade, cuja referência e fonte de conhecimento é o Mestre João Pequeno de Pastinha que aos 92 anos de idade tem seu saber reconhecido por dois títulos de doutor honoris causa concedidos por duas universidades públicas brasileiras, a Universidade Federal de Uberlândia e a Universidade Federal da Bahia.


Nota biográfica

Mestre Faísca, registrado civilmente sob o nome de Luís Roberto Ricardo, é diretor-presidente da ONG João Pequeno de Pastinha e atua há mais de 20 anos na comunidade do Nordeste de Amaralina promovendo a capoeira angola como veículo de promoção de justiça social. Possui uma longa trajetória de militância pelo reconhecimento social da cultura afro-brasileira que abarca intervenções em regiões desfavorecidas de diversas cidades brasileiras. Atualmente coordena iniciativas destinadas a propagar a capoeira angola nas cidades de Salvador, Florianópolis e São José do Rio Pardo, no Brasil; em Montevidéo, no Uruguai; em Coimbra, em Portugal; em Madrid, na Espanha; e em Bruxelas, na Bélgica. A especificidade do trabalho dirigido por Mestre Faísca encontra-se no compromisso em propagar a capoeira segundo a concepção de Mestre João Pequeno de Pastinha, mestre do qual é discípulo e de quem recebe as orientações e ensinamentos
necessários à perpetuação desta prática ritual ancestral de matriz afro-brasileira.

Colóquio sobre Educação e Ética Ambiental (dia 24 de Set., na Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação do Porto)


I Colóquio sobre Educação e Ética Ambiental, na FPCEUP

O "I Colóquio sobre Educação e Ética Ambiental" terá lugar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), no próximo dia 24 de Setembro de 2010.

A iniciativa conta com o apoio do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP.

A entrada é livre, mas com inscrição obrigatória via e- mail (pdce08002@fpce.up.pt) até 15 de Setembro de 2010.


Programa
9.00 h – Recepção dos participantes
9.30 h – Abertura do colóquio
10.00 h – “Da etologia à ética: fundamentos bio-culturais dos valores ambientais” por Professora Doutora Marina Lencastre
10.30 h – “Menos teoria e mais prática nas actividades de Educação Ambiental” por Professor Doutor Paulo Santos
11.00 h – Debate
11.30 h – “Será possível educar para a ética ambiental? - a ética da terra de Aldo Leopold, o sentido do maravilhamento em Rachel Carson e o movimento criança na natureza, de Richard Louv” por José Carlos Marques, sócio-fundador da Sociedade de Ética Ambiental
12.00 h – “O poder educativo da Natureza nas teorias pedagógicas (séc. XVII-XX)” por Professora Doutora Margarida Felgueiras
12.30 h – Debate
13.00 h – Intervalo para almoço
15.30 h – “As causas e as consequências: como a Filosofia para Crianças se cruza com a ética ambiental” por Professora Doutora Teresa Santos
16.00 h – “Animais, ciência e tecnologia: a questão ética” por Professora Doutora Anna Olsson
16.30 h – Debate
17.00 h – “Ética Animal e a expansão do círculo moral: porquê só os animais e não a natureza em geral?” por Mestre Ana Lúcia Cruz
17.30 h – “Protecção dos animais em Portugal: percurso associativo” por Mestre Alexandra Amaro
18.00 h – Debate
18.30 h – Encerramento do colóquio

Apresentação do livro Esquilia Divinorium, de Bruno Miguel Resende, na Associação A Cadeira de Van Gogh ( dia 25 de Set. às 21h30)


Apresentação do livro Esquilia Divinorum, de Bruno Miguel Resende
25 de Setembro de 2010, 21 horas
Associação Cadeira de Van Gogh - Rua Morgado de Mateus 41, Porto

Bruno Miguel Resende (Porto, n. 1/3/1981) é escritor, webdesigner, designer gráfico, DJ, fotógrafo, performer.

Inspirado pela evolução e revolução inspira a mesma, formando-se e informando-se sobre si próprio nas áreas de hedonismo, anarquismo, ateologia, revivalismo arcaico, surrealismo, e outras potências de existência que se adequam a cada momento de cada contexto.

Lança em 2007 o livro “Subterfúgios” pela Corpos Editora, em 2009 “Khaos Poeticum” pela Temas Originais e em 2010 “Esquilia Divinorum” pelas “Edições Extrapolar”. Participou em diversas antologias literárias das editoras Andross, CBJE, Editora de Leon, Celeiro de Escritores, Nova Coletânea e Lugar da Palavra em títulos como o “Livro Negro dos Vampiros” e “Noctâmbulos”. Nas artes gráficas concebeu as galerias Revolta das Palavras, Abysmo Humano e Transmorphosys.

É colaborador da revista Infernus incluindo-se também na Incomunidade e Associação Extrapolar entre outros escritos, artes, acções e reacções.


Livro: Esquilia Divinorum
Autor: Bruno Miguel Resende
Edição: Extrapolar – Associação Cultural

Sinopse: A esquilofrenia sente-se na vertigem de um galho pendente na noite, emociona-se enquanto os machados não estão suficientemente maduros, porque as sinapses trocam-se às raìzes que eclodem túmulos vivos, e mortificam os cadáveres que asseveram nas andanças, então enquanto nirvana é um silogismo que acrescenta lisérgicos frutos às manchas de tinta, como pórtico aos vazios, já a saída torna-se assim emergente de uma bolota.

Apresentação/debate sobre Albert Camus e o anarquismo no Centro de Estudos Libertários em Lisboa ( dia 25 de Set. às 15h.)

Apresentação/debate no CEL (Centro de Estudos Libertários) em Lisboa sobre Camus


A Sessão debate «Camus e o anarquismo» – terá lugar no sábado, dia 25 de Setembro, pelas 15 horas, no CEL.

Local: o CEL situa-se na Azinhaga da Alagueza, Lote X, c/v – esq. – Olivais Velho-Lisboa

http://crl.eco-anarquista.org/cel.html

Nespereira (Cinfães) no primeiro dia do Outono de 2010

O Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado pela queda da temperatura , e pelo amarelar das folhas das árvores.O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 22 ou 23 de Setembro. O "Outono austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 20 de Março e termina a 20 ou 21 de Junho.





Nespereira é uma freguesia do concelho de Cinfães, com 38,48 km² de área e 2 217 habitantes

Parte integrante da província do Douro Litoral, não deixando de integrar também o distrito de Viseu que, aliás, é a capital de província da Beira Alta, Nespereira é uma das maiores freguesias do concelho de Cinfães. Localiza-se no extremo Sudoeste, a cerca de 15 quilómetros da sede concelhia, já bem perto da serra da Franqueira.

Confronta a Sul com Alvarenga e a Poente com Espiunca, uma e outra freguesias pertencentes ao concelho de Arouca. Mais a Norte e a Nordeste, confina com quatro freguesias do concelho cinfanense: Fornelos, Santiago de Piães, S. Cristóvão de Nogueira e Cinfães, esta última sede do concelho. Dentro de portas conta com alguns pontos donde, tanto os residentes como quem de visita podem desfrutar de vistas maravilhosas.

A partir do Alto da Senhora do Castelo, por exemplo, depara-se-nos um postal que bem pode rivalizar com o celebérrimo Alto de Santa Luzia (Viana do Castelo) ou o fronteiriço Alto de Santa Tecla, frente a Caminha. Mas Nespereira tem mais e bonitos pontos de interesse. Desde a pacatez que reina na praia fluvial da Ponte da Balsa ou nas bucólicas margens no Castanheiro da Areia, passando pelas enigmáticas Pedra da Moira e Mamoas de Chão de Brinco, até à Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, junto à igreja paroquial de Santa Marinha.

Perderam-se com o passar do tempo usos e costumes, como as andanças do linho e parte dos saberes dos mestres que pontuaram nos diferentes ofícios. Mesmo assim, Nespereira orgulha-se de poder continuar a contar com várias associações, entre as quais se destacam a centenária banda de música e os já 'velhos' Nespereira F. Clube, Bombeiros, Rancho Folclórico e Grupo Cultural e Desportivo de Pindelo.

Locais a visitar ( pelos bons e maus motivos):

Igreja de Santo Irício

Capela de Paradela

Capela de S. Brás

Largo do Pelourinho

Mini-Hídrica do Ardena

Gruta de Nossa Senhora de Lurdes (Santa Marinha)

Senhora do Castelo (Ervilhais)

Praia Fluvial do Ardena


Para saber mais sobre Nespereira
http://sites.google.com/site/vozdopovoweb/


Mamoas de Chão-de-Brinco nos montes de Ervilhais, em Nespereira (concelho de Cinfães)

Festival de teatro de Nespereira organizado pela Casa do Povo: as próximas sessões serão nos dias 24 e 25 e Set.




O Grupo de Teatro da Casa do Povo de Nespereira está a organizar, em Nespereira, no Centro Paroquial de Nespereira, o I Festival de Teatro “Patrícia Andrade”, em homenagem da actriz, que faleceu no passado dia 6 de Junho, num acidente de viação.

Na próxima sexta- feira, dia 24, é a vez do Grupo de Teatro felgueirense “Pés na Lua” trazer uma peça de teatro, chamada “O Camaleão e as Batatas Mágicas”, e no sábado, dia 25, o Grupo de Teatro da Casa do Povo de Nespereira volta a apresentar “O Auto do Absinto”, 4 meses após a sua primeira actuação, desta vez, com algumas alterações.