5.11.10

Dia de luta dos estudantes do ensino secundário e básico (10 de Novembro)


Delegação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico

CONTACTA-NOS!
Luís Encarnação (ES Gil Vicente, Lisboa - 919689794)
Inês Maia (ES Emídio Navarro, Almada - 961459829)

Escolas que saem à rua já esta Quarta-Feira!

ES de Vila Viçosa (Vila Viçosa)
ES de Vendas Novas (Vendas Novas)
ES Tomás Cabreira (Faro)
ES D. Manuel I (Beja)
ES José Afonso (Seixal)
ES Emídio Navarro (Almada)
ES Alfredo da Silva (Barreiro)
ES Santo André (Barreiro)
ES da Moita (Moita)
ES D. Pedro II (Moita)
ES Anselmo de Andrade (Almada)
ES de Seia (Guarda)
ES Pedro Nunes (Lisboa)
ES Eça de Queirós (Lisboa)
ES António Arroio (Lisboa)
ES Camões (Lisboa)
ES Maria Amália (Lisboa)
ES Gil Vicente (Lisboa)
ES Stuart Carvalhais (Sintra)
ES de Carcavelos (Carcavelos)
ES Alves Redol (Vila Franca deXira)
ES Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira)
ES de Henriques Nogueira (Torres Vedras)
ES Rainha Dna. Leonor (Lisboa)
ES Padre António Vieira (Lisboa)
ES José Afonso (Loures)
ES José Cardoso Pires (Amadora)
EB 2/3 Maria Veleda (Santo António dos Cavaleiros)
ES Ginestal Machado (Santarém)
ES do Entroncamento (Entroncamento)
ES das Taipas (Guimarães)
ES Avelar Brotero (Coimbra)
ES José Falcão (Coimbra)
ES Cargaleiro (Seixal)
ES António Gedeão (Almada)
EB Monte da Caparica (Almada)
ES Monte da Caparica (Almada)
ES Romeu Correia (Almada)
ES Cacilhas-Tejo (Almada)

Nestas escolas os estudantes subscrevem o Apelo lançado pela DNAEESB e estão a preparar acções de Luta para o dia 10 de Novembro!


EM LISBOA:

A DNAEESB apela a todos as AE's e estudantes do distrito de Lisboa que no grande dia de Luta Nacional de 10 de Novembro, se concentrem pelas 10h no Saldanha, para que todos juntos tenhamos uma grande manifestação até ao Ministério da Educação!


Reunião aberta do FERVE (Fartos/as destes recibos verdes) no dia 8 de Novembro, no Porto



O FERVE estará activamente empenhado na mobilização para a GREVE GERAL de dia 24 de Novembro.
O PEC III representa mais um ataque ao valor do trabalho, camuflado pelo discurso do esforço colectivo, este programa pretende por os mais fracos a pagar uma crise que não criaram. A precariedade e o desemprego são o instrumento deste governo na defesa dos interesses dos banqueiros, gestores, grandes patrões e dos mais ricos, a nossa resposta é a unidade combativa que mobilize para uma paralisação geral do país no dia 24.

O FERVE realizará uma reunião aberta no próximo dia 8 de Novembro, pelas 21:30, na sede do SOS Racismo - Porto (Rua do Almada, 254 - 3º Dtº - Sala 34)

A presença de tod@s é importante para discutirmos um plano de mobilização para a Greve Geral. A reunião será seguida por uma colagem de cartazes pela cidade.

No caminho para a greve geral (festa e concentração amanhã, dia 6/11, às 16h30) no Largo Camões

No caminho para a Greve Geral é uma festa e uma concentração de apelo à participação de tod@s na paralisação de dia 24 de Novembro.

Teremos música, protesto, bancas de várias associações/movimentos e mic aberto!

No caminho para a Greve Geral multiplicam-se as iniciativas de apelo à Greve, como a Manifestação Nacional da Frente Comum em Lisboa, também no dia
6 de Novembro, com a qual estamos solidári@s. Porque sempre estivemos inequivocamente com a mobilização dos trabalhadores para a Greve Geral , porque deste o primeiro momento a divulgámos (ver cartaz aqui) e porque queremos uma Festa/Concentração onde todos possam participar, alterámos a hora deste evento para as 16h30.
Tod@s à Greve!

Crescem portanto as iniciativas a caminho da Greve Geral. O tempo é pouco, mas todas acrescentam para essa mobilização decisiva no próximo dia 24, na qual o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras enfrentam a austeridade e exigem um futuro.

Vê evento no Facebook aqui.


Amanhã na festa/concentração "A Caminho da Greve Geral", as Dras. Mónica Catarino e Sara Dias de Oliveira, assim como vários outros Advogados solidários, estarão no Largo Camões às 16h30 para tirar todas as dúvidas jurídicas aos precários e às precárias.

Manifestação dos trabalhadores da Administração Pública ( 6 de Novembro). Todos à manifestação!


MANIFESTAÇÃO NACIONAL - 6 DE NOVEMBRO

GREVE GERAL - 24 DE NOVEMBRO

Depois das grandes manifestações de 29 de Setembro, mesmo com dezenas de milhares de trabalhadores na rua, o Governo tenta nova afronta e avança com novas medidas de ataque.

Se já com o PEC I e II a luta estava a engrossar, é hora de responder a este novo e brutal ataque de forma inequívoca: Chega de nos irem aos bolsos, vão buscar o dinheiro onde ele existe!

E dado que a cada PEC o Governo diz que chega, mas já vamos no terceiro, se não dermos resposta, podemos contar com o PEC IV.

Todos à Manifestação e à Greve Geral!

Não aceitamos estar sempre a pagar uma crise que não tem fim!

Governo anuncia PECIII – Menos salários, mais cortes, mais impostos e despedimentos

Confirmando o que sempre afirmámos – a política de direita e os PEC's não resolvem a crise – O governo anunciou novas medidas de austeridade contra os trabalhadores e contra os trabalhadores da Administração Pública em especial.
Governo quer diminuir ainda mais os salários e prepara milhares de despedimentos

Salários: todos têm redução de salário

O Governo anunciou cortes entre 3,5 e 10% para salários superiores a 1500€.
O aumento de 1% para a CGA faz com que os trabalhadores da Administração Pública descontem ainda mais para a protecção social (12,5%) que os restantes trabalhadores (11%). Logo, TODOS OS TRABALHADORES que descontam para a CGA (mais de 600 mil) VÃO TER REDUÇÃO NO SEU SALÁRIO em pelo menos 1%.

IVA: Mais 2% de aumento

Não só há a redução objectiva dos salários como há o aumento do IVA – aquilo que todos pagamos por cada compra que necessitamos de fazer. O salário diminui e as contas aumentam!

ADSE: Redução das comparticipações

Ao invés de melhorar a comparticipação na saúde, e apesar de se pagar cada vez mais, o Governo quer reduzir os gastos com a ADSE, ou seja, vai ser mais difícil e mais caro o acesso aos cuidados de saúde.

Milhares de Despedimentos na calha:

As medidas anunciadas fazem prever que haja muitos milhares de despedimentos: redução do número de contratados e extinção/fusão de serviços – qualquer destas medidas visa reduzir o número de trabalhadores, ou seja, implementar um grande número de despedimentos.
Estes despedimentos (já há quem fale em 35 mil) atingem não só os trabalhadores como implicam destruição de serviços como escolas, serviços de saúde, entre outros, que não têm trabalhadores para poderem funcionar.

Milhões para a banca = roubo nos salários
Política militarista= aumento do défice

Não é verdade que não seja possível reduzir o défice de outra forma – basta que em vez de vir sistematicamente assaltar os trabalhadores se ponha os verdadeiros responsáveis pela crise a pagar – os grandes interesses financeiros, a banca e os mercados bolsistas.

Só com uma política que ponha esta gente a pagar os impostos que deve e a contribuir para a riqueza do país, será possível equilibrar as contas sem atacar os trabalhadores.
Estes sectores, que conseguem continuar a lucrar mesmo em tempo de crise, fortemente apoiados pela Comissão europeia e pelas organizações de suporte à supremacia dos mercados aplaudem as medidas de Sócrates pois são os únicos que estão bem à custa do empobrecimento de quem trabalha.
É claro que tal como para o Orçamento de Estado e para os outros PEC's, o Governo, apesar dos desentendimentos encenados, vai conseguir que PSD e a direita aprovem estas medidas, com a “mediação” do Presidente da República.
Temos de dizer basta e fazer o que pudermos para derrotar esta política. Os trabalhadores já demonstraram que unidos e em luta podem alterar o rumo que nos querem impor.

Outubro 2010
A Direcção Nacional da FNSFP É hora de lutar!
Todos à Manifestação e todos à Greve Geral!

http://www.fnsfp.pt/portal/


LOCAL DE CONCENTRAÇÃO DOS PROFESSORES:
os professores concentrar-se-ão na Rua Joaquim António de Aguiar, na esquina com a Rua
Artilharia 1 e aí integrarão a manifestação que se dirigirá depois para os Restauradores.