11.5.09

Ecomuseu do Seixal: actividades para o mês de Maio incluem passeios, encontro de embarcações tradicionais de todo o país (dias 22 a 26) e concertos



O EMS funciona como um conjunto de constituintes (núcleos e extensões) cujo aproveitamento museológico se destina ao cumprimento da missão e objectivos programáticos comuns, referentes ao território e à população do concelho do Seixal.Dependem ou interagem entre si e têm por base de funcionamento a circulação e partilha de informação e a gestão integrada de serviços.
Os núcleos são sítios ou espaços de propriedade e tutela municipais, musealizados ou com aproveitamento museológico.
As extensões são sítios ou patrimónios integrados em espaços de tutelas mistas, com parcial aproveitamento museológico.




Passeios no Tejo em barcos tradicionais


O Ecomuseu Municipal do Seixal, em parceria com o Museu de Marinha, promove a partir de Abril passeios fluviais no rio Tejo em embarcações tradicionais. Como complemento da visita ao Museu de Marinha, poderão os seus visitantes participar numa navegação, no Tejo e no tempo, a bordo de um dos últimos exemplares de embarcações tradicionais que em tempos coloriram este rio e as suas margens.
Os passeios terão lugar nas seguintes datas:
29 de Abril;
13 de Maio;
15 de Junho;
14 de Julho;
27 de Julho;
12 de Agosto;
26 de Agosto;
09 de Setembro;
24 de Setembro;
08 de Outubro.
As marcações são feitas através do Museu de Marinha:
telefone: 21 366 0224 / 21 362 00 19





Encontro de embarcações tradicionais na baía do Seixal


De 22 a 26 de Maio, o EMS reúne no Seixal dezenas de embarcações tradicionais oriundas de várias zonas do país e ainda da Galiza. Esta iniciativa decorre no âmbito do Maio Património, um conjunto de iniciativas que, no concelho do Seixal, assinala o Dia Internacional dos Museus, o 27º Aniversário do EMS e a Noite dos Museus.

O 3º Encontro de embarcações tradicionais na baía do Seixal, organizado pela Câmara Municipal do Seixal, através do seu Ecomuseu, tem como principais objectivos:
- A protecção e a valorização do património marítimo e fluvial, em particular das embarcações tradicionais, enquanto recursos de desenvolvimento, divulgando-os nos âmbitos nacional e internacional;
- A promoção da cultura marítima e a valorização do património natural e cultural do estuário do Tejo;
- A promoção de parcerias para o desenvolvimento de profissões ligadas ao mar com especial ênfase na importância da formação profissional para assegurar os saberes-fazer associados à navegação e à manutenção das embarcações tradicionais;
- O alargamento de públicos interessados em acontecimentos náuticos e em práticas de cultura associadas a espaços ribeirinhos e ao estuário do Tejo, nomeadamente a bordo de embarcações tradicionais e de recreio.



Em Maio, venha viver o património com o Ecomuseu Municipal do Seixal numa noite especial (16 e 18 de Maio)


Descubra o património de uma forma diferente, visitando os museus numa noite muito especial, a Noite dos Museus. A 16 de Maio, sábado, para comemorar, o Ecomuseu promove um concerto pelo Eire Trio, que terá lugar no Núcleo da Mundet, no Seixal. Eleonor Picas, na harpa, Flávio Azevedo, no violino e Rui Leal, no contrabaixo, animarão um serão diferente, que pode continuar com a visita às exposições em exibição.

No dia 18 de Maio, comemoramos o Dia Internacional dos Museus e o 27º Aniversário do Ecomuseu Municipal do Seixal, com um concerto pela Escola de Jazz e Música Moderna de Almada-Seixal, no Núcleo Naval, em Arrentela. Venha ouvir boa música e cantar os parabéns ao Ecomuseu. Contamos consigo!