9.3.06

Manifesto contra a conscrição, o alistamento forçado e o sistema militar


( assim como contra a privatização dos exércitos e contra todos os mercenários)


Em nome da Humanidade,

e para bem de todos os civis ameaçados pelos sistemáticos e contínuos crimes de guerra,
em particular todas as mulheres e crianças,

e em defesa da Mãe Natureza, lesada e maltratada em todas as guerras,

Nós os signatários deste manifesto,

Afirmamos publicamente ser a favor da abolição do alistamento militar, como condição necessária e imprescindível, até mesmo como um passo decisivo para um total e completo desarmamento.

Recordamos, por isso, a mensagem dos humanistas do século XX:

«Estamos convencidos que o Exército, que se baseia sobre o alistamento forçado, assim como de um grande número de oficiais profissionais, representa uma pesada ameaça para a paz. O serviço militar obrigatório comporta a degradação da pessoa humana e a suspensão da liberdade. A arregimentação, a militarização e a obediência cega às ordens, quantas vezes injustas e insensatas, tal como a instrução para o assassínio mais não faz que enterrar o respeito que é devido à pessoa e ao individuo, à democracia e à condição humana.
Trata-se de uma verdadeira humilhação da dignidade humana levar homens a roubar vidas humanas, a forçá-los a matar contra sua vontade, contra as suas convicções e contra todo o sentido de justiça. Um Estado que se julga no direito de enviar os seus cidadãos para a guerra, ainda que em tempo de paz, não pode reconhecer o valor devido à vida e à alegria de viver. Além disso, o serviço militar obrigatório inculca a toda a população masculina um espírito militar agressivo, e logo numa fase da vida que é a mais sugestionável de todas. É justamente a preparação para a guerra que faz da guerra como algo de inevitável e até mesmo como um objectivo desejável! (consultar a nota 1)


«O serviço militar obrigatório submete cada indivíduo ao militarismo. Trata-se de uma forma de escravatura que as populações habitualmente toleram, mas que é mais uma prova da nefasta influência do sistema militarista. A instrução militar consiste na formação do corpo e do espírito para a arte de matar. A instrução militar mais não é que a educação para a guerra.. No fundo, ele é eternização do espírito belicoso que entrava o desenvolvimento do desejo e da vontade de paz.» (consultar a nota 2)

Queremos encorajar todos e todas a libertarem-se do sistema militar utilizando os métodos de resistência não-violenta na linha da tradição de Mahatma Gandhi e Martin Luther King: objecção de consciência ao serviço militar ( quer para os mobilizados quer para os soldados voluntários e profissionais), a desobediência civil, a recusa de pagar imposto para as guerras, a não-cooperação para a pesquisa científica para fins militares, assim como para a produção de armamento e a venda de armas.

Na actual era das guerras por comando electrónico e de tremendas manipulações mediáticas é nosso dever agir segundo a nossa consciência. É chegado assim o momento de pedir a desmilitarização das nossas sociedades, das nossas atitudes e dos nossos pensamentos, e de nos pronunciarmos contra a guerra e os seus preparativos.

(1) Manifesto contra o serviço militar, assinado em 1926, entre outros por:
Henri Barbusse,
Annie Besant,
Martin Buber,
Edward Carpenter,
Miguel de Unamuno,
Georges Duhamel,
Albert Einstein,
August Forel,
M.K. Gandhi,
Kurt Hiller,
Toyohiko Kagawa,
George Lansbury,
Paul Loebe,
Arthur Ponsonby,
Emanuel Rádl,
Leonhard Ragaz,
Romain Rolland,
Bertrand Russell,
Rabindranath Tagore,
Fritz von Unruh,
H.G. Wells

(2) Manifesto contra a conscrição militar e a instrução militar da juventude, que foi assinado em 1930 entre outros por:
Jane Addams,
Paul Birukov und Valentin Bulgakov (collaborateurs de Léon Tolstoï),
John Dewey,
Albert Einstein,
August Forel,
Sigmund Freud,
Arvid Jaernefelt,
Toyohiko Kagawa,
Selma Lagerloef,
Judah Leon Magnes,
Thomas Mann,
Ludwig Quidde,
Emanuel Rádl,
Leonhard Ragaz,
Henriette Roland Holst,
Romain Rolland,
Bertrand Russell,
Upton Sinclair,
Rabindranath Tagore,
H.G. Wells,
Stefan Zweig

Para assinar o manifesto :
http://www.themanifesto.info/manifesto.htm

Pode-se ainda ler em francês o Manifesto contra a conscrição (alistamento) e o sistema militarista, que foi lançado em1926, neste site:
http://home.snafu.de/mkgandhi/french.htm