16.6.10

Festival Silêncio (de 16 a 26 de Junho) com poetry slam, spoken word e perfomances transversais que cruzam música, vídeo e poesia

De 16 a 26 de Junho, os palcos do Musicbox Lisboa, do Instituto Franco-Português, do Goethe-Institut Portugal, do Teatro Maria Matos e do Cinema Nimas, irão receber inúmeros músicos, actores, jornalistas, realizadores e escritores portugueses e estrangeiros num festival que convida a descobrir talentos emergentes bem como nomes já consagrados de artistas que trabalham em torno da palavra dita. Lisboa, cidade candidata a Capital Mundial do Livro em 2013 e marcada pelo multilinguismo e pelo multiculturalismo, acolhe uma vez mais este evento internacional que divulga em terras lusas a literatura no seu cruzamento com as diferentes artes e se insere na rota dos grandes festivais literários contemporâneos.



Este festival transdisciplinar pretende dar a conhecer novas criações artísticas e novas tendências urbanas em torno da palavra dita: dos concertos às leituras encenadas, das conferências aos lançamentos de livros e de audiolivros, do poetry slam ao spoken word e aos espectáculos transversais que cruzam música, vídeo e poesia.



Depois do êxito da primeira edição, este ano o festival apresenta um programa ainda mais ambicioso e foram criadas novas rubricas como as Conversas do Silêncio, um encontro singular em palco entre grandes escritores num ambiente intimista e informal que pretende dar a conhecer a obra destes autores e, simultaneamente, ajudar-nos a reflectir sobre os novos movimentos de revitalização da palavra. O Instituto Franco-Português será o anfitrião destas Conversas que constituirão uma ocasião única de ouvir de perto a voz de grandes nomes da literatura mundial como Alberto Manguel, Mathias Enard ou François Vallejo.

À semelhança do ano passado, o palco do Musicbox irá receber inúmeros espectáculos de spoken word com artistas portugueses como João Peste, JP Simões ou Fernando Ribeiro e estrangeiros como Grossraumdichten, Gosthpoet e ainda duas das maiores referências internacionais na área do spoken word: Saul Williams e Ursula Rucker.

Na área do slam, cujo primeiro torneio se realizou em Portugal no âmbito do Festival Silêncio, destaque para os concertos do slammer alemão Sebastian 23, do francês Ami Karim e dos Social Smokers, a primeira banda portuguesa de slam, bem como para o concurso de Poetry Slam, cujo sucesso da primeira edição deixa antever uma grande final em que subirão ao palco 8 slammers que declamarão seus temas em 3 minutos.

Outra novidade do Festival Silêncio 2010 é a mostra de filmes em torno da palavra em parceria com o Zebra, o festival internacional de Poetry Film de Berlim.

Regressam também rubricas como o Jardim dos Sons, aproveitando o belíssimo espaço exterior do Goethe-Institut – pontuado por espreguiçadeiras e auscultadores – que receberá, à semelhança do ano passado, lançamentos de audiolivros acompanhados de leituras encenadas mas também apresentações de peças radiofónicas e espectáculos de poesia sonora.

A comprovar que a vertente didáctica de um evento com estas características não foi esquecida, haverá ainda lugar a workshops e master classes: Saul Williams irá proferir uma imperdível master class na Faculdade de Letras sobre spoken word e a escritora e contadora de histórias francesa Muriel Bloch sobre storytelling.

Por fim, a nova rubrica Silêncio Off ocupa espaços alternativos com iniciativas lúdicas e de divulgação de novos projectos transversais de música, vídeo e poesia. A construção colectiva de um poema agendada para o largo dos Stephens e um campeonato de scrabble pensado para o largo de São Paulo são alguns exemplos.



BIOGRAFIAS DOS ESCRITORES
PROGRAMA COMPLETO EM PDF
JORNAL DO FESTIVAL EM PDF


Participantes

Ursula Rucker (USA)
Nascida em Filadélfia, é pela escrita que documenta o mundo que a rodeia. Trabalhou com King Britt, The Roots, Josh Wink e 4hero, emprestando-lhes a voz, a escrita e a alma. Em 2001, apresenta o primeiro registo discográfico a solo, Supa Sista, editado pela prestigiada !K7 e rapidamente vê o seu nome ecoar pela imprensa internacional e a sua primeira criação considerada uma das revelações do ano. Ursula conta já com quatro discos no currículo, tendo sido o último editado em 2008.





Muriel Bloch (FRA)
Contadora de histórias e viajante, com um doutoramento em Letras, Muriel Bloch trabalhou durante 5 anos no espaço Pedagógico do Centro Georges Pompidou em Paris e foi colaboradora da Rádio France Culture com programas de autoria. Autora de vários livros e antologias, das suas andanças como contadora viajante traz para as suas intervenções um sem fim de histórias que enriquecem o seu repertório feito de gravações, de recolhas de contos populares, de reinvenções…
“IL y a un monde ailleurs ...” é o espectáculo, para todas as idades, que Muriel Bloch e Catitu Tayassu vêm apresentar ao Instituto Franco-Português no dia 18 de Junho às 21h00., no âmbito do Festival Silêncio!
A contadora dará também um workshop na Faculdade de Letras de Lisboa




Saul Williams (USA)
Uma das maiores referências internacionais de spoken word, Saul Williams começou sua carreira no Nuyorican Poets Café, em Manhattan, onde era presença assídua nos concursos de poetry slam. Depois de ter vencido várias noites e de ter integrado uma equipa de slammers, Williams foi o protagonista de Slam, filme de 1998 que retrata as dificuldades de um jovem poeta afro-americano marcado pela violência e pelo tráfico de droga. É ainda nesse ano que o multifacetado artista publica o primeiro livro The Seventh Octave – uma antologia com alguns dos seus primeiros poemas – e se lança também na música. Estreia-se nos discos com Amethyst Rock Star, produzido pelo mítico Rick Rubin, e da colaboração que inicia com Trent Reznor, dos Nine Inch Nails, nasce o álbum The Inevitable Rise and Liberation of NiggyTardust, de 2007. No ano passado, Saul Williams deu voz ao seu último livro num álbum de spoken word com a colaboração musical do The Arditti Quartet. Com os emblemáticos poemas “Not In Our Name: A Pledge To Resist” e “Said The Shotgun To The Head”, Williams afirmou-se desde logo como uma voz crítica que não esconde preocupações sociais e políticas.


Catitu Tayasu (BR)
Professora de Língua Portuguesa, pesquisadora associada ao Centro de Pesquisas Históricas na EHESS (Paris), doutorada em Educação, pós-doutorada em História Cultural, autora de vários livros e artigos abordando os temas da alfabetização e da literacia, história da leitura e da escrita, literatura no feminino e genealogia dos textos antigos. Desde 2003, escreve contos, ensaios e cartas, entre eles, Escreva-me

O Maquinista (PT)
Pode dizer-se que O Maquinista não é deste tempo. Num mundo apressado, em constante overdose de novidades, João Branco Kyron – que conhecemos como vocalista dos Hipnótica – chega com um projecto que obriga a parar. Inspirado pela escrita de William Burroughs, Jack Kerouac ou Charles Bukowski, mas também pelos ambientes dos filmes de Wim Wenders ou Tarkovski, o músico pinta o mundo contemporâneo com poesia e sons. Assim como a vida, o Maquinista parece ser uma colecção de polaroids.



Stéphane Audeguy (FRA)
Nasceu em 1964. Romancista e ensaísta, formado em literatura Francesa, Inglesa e Americana pela Universiade de Paris, foi leitor e assistente na Universidade de Charlottesville na Virgínia (E.U) entre 1986 e 1987. É, desde 1999, professor de História da Arte e História do Cinema. Autor de A Teoria das Nuvens (2005) e Filho Único (2006), ambos publicados pela Gallimard. Stéphanne Audeguy viu a sua obra reconhecida com os prémios “Le Prix des Deux Magots” e o canadiano “Prix Marie-Claire Blais”.

Philippe Besson (FRA)
Nasceu em Barbezieux-Saint-Hilaire em 1967. Licenciado em Direito, este escritor francês é autor de uma obra prolífica e aclamada pela crítica. O seu primeiro romance, En l´absence des hommes, foi distinguido com o prémio Emmanuel-Roblès da Académie Goncourt e, em 2003, recebe o grande prémio RTL-Lire . Os seus livros estão traduzidos em mais de 15 línguas e o romance Son frère foi adaptado ao cinema pelo realizador Patrice Chéreau. Um Instante de Abandono é o seu mais recente livro


Sebastian 23 (GER)
A trabalhar a literatura dando-lhe forma de palavra dita, Sebastian 23 é um dos mais aclamados Poetry Slammers da actualidade na Alemanha. Tendo actuado em palcos como a Feira do Livro de Frankfurt, a Casa do Teatro de Hamburgo e o Adlmiralpalast de Berlim, representou a poesia de língua alemã nos Mundiais de Slam de Paris em 2008. Para além das suas actuações, Sebastian 23 dá workshops de Poetry Slam em várias Universidades e escolas.



Pedro Tamen (PT)
Poeta e tradutor, licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, foi director da prestigiosa editora Morais e administrador da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi ainda Presidente do PEN Clube Português e membro da Direcção e presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Escritores. A sua poesia, reunida em Tábua das Matérias, foi galardoada com o Prémio da Crítica e com o Grande Prémio Inapa de Poesia. Pelas suas obras recebeu ainda os prémios D. Diniz, Nicola, Bordalo da Imprensa, PEN Clube, Luís Miguel Nava e Inês de Castro. Paralelamente, tem desenvolvido uma intensa actividade de tradutor tendo sido por duas vezes finalista do Prémio Europeu de Tradução. Tradutor de À la Recherche du Temps Perdu de Marcel Proust, Pedro Tamen assina a tradução de Zona do escritor Mathias Enard.



Mathias Enard (FRA)
Nasceu em 1972, estudou persa e árabe, e viveu largos períodos no Médio Oriente. É actualmente professor de árabe na Universidade de Barcelona. Publicou dois romances na Actes Sud: La perfection du tir (2003; Prémio dos cinco continentes da francofonia, 2004) e Remonter l’Orénoque (2005). Publicou também, na editora Verticales, Bréviaire des artificiers (2007). Aclamado pela crítica francesa, o romance Zona recebeu os prémios “Le Livre Inter 2009” e “Décembre 2008”.

Locais
Musicbox Lisboa
Goethe-Institut Portugal
Instituto Franco-Português
Cabeleireiro Motor Hairport
Espaço Nimas
Faculdade de Letras da UL
Largo de São Paulo
Largo dos Stephens
Teatro Maria Matos




Eventos
Workshop e Master Classes
Conversas do Silêncio
Jardim dos Sons
Silêncio Off
Word Cut
PROGRAMA

Dia 16 de Junho

18h30 . Goethe Institut
Jardim dos Sons
Gibberish – Manuela São Simão e Pedro Lopes (PT)
Performance duracional por Manuela São Simão e Pedro Lopes, com...
21h30 .

Instituto Franco-Português
Espectáculos
Beckett-Joyce (PT)
Graça Lobo, Virgílio Castelo e Jorge Silva Melo lêem excertos...