23.2.10

Lembrar o 20 de Outubro de 2004 (a última vez que, em Portugal, se lutou a sério contra o aumento das propinas)

20 de Outubro de 2004: o reitor Seabra Santos da Universidade de Coimbra ( e actual presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) chama a polícia à Universidade de Coimbra para conseguir, contra as mobilizações dos estudantes, aumentar a propina de € 410 para € 880.
Foi a primeira vez desde a ditadura que a polícia era novamente chamada a intervir nos assuntos da Universidade.
Foi também o final de um ciclo de mobilizações estudantis que derrotaram vários ministros e que impediram que a lógica da Universidade-Empresa se instalasse ainda mais rapidamente.


A última vez que, em Portugal, se lutou a sério contra o aumento das propinas…

Por Ricardo Matos (montagem) e João Baía (texto)

O 20 de Outubro de 2004 está a cair no esquecimento. Na minha perspectiva é intencional da parte de vários sectores da academia e da cidade de Coimbra. Muitas pessoas sentem a necessidade de mostrar que o radicalismo, o lutar e acreditar num sonho, ficou em 69 e em 94, porém há um dia que devia ficar na história da universidade de Coimbra, o dia em que o reitor Seabra Santos manda chamar a polícia para conseguir aprovar em Senado o aumento de propinas [taxa paga anualmente pelos estudantes em Portugal para frequentar os cursos universitários] e em que vários estudantes foram agredidos, um estudante preso e outro levou com gás pimenta na cara a menos de meio metro!

É preciso escrever, reunir fotos, artigos, filmes deste período em que se invadiram senados, aberturas solenes e em que se conseguiu adiar a afixação da propina que na altura aumentava consideravelmente.

A última vez que se lutou a sério contra o aumento das propinas… É pena que numa altura como esta da história portuguesa o movimento estudantil esteja tão parado e com tão pouco sangue na guelra…

Divulguem por favor!
Para que não tenhamos apanhado bastonadas e gás pimenta em vão, para mostrar que ainda vale a pena acreditar mesmo que alguns de nós já não acreditem…


Fonte:
http://passapalavra.info/?p=19208