23.2.10

Amanhã ( 24 de Fev.) em Avis realiza-se a devolução à natureza de uma ave de rapina


Amanhã, dia 24 de Fevereiro, o Núcleo Regional da Quercus de Portalegre, em colaboração com Parque Natural da Serra de S. Mamede, devolve à Natureza uma ave de rapina recentemente recuperadas no CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens).

A referida ave de rapina foi objecto de um programa de recuperação, esperando-se agora com esta acção de devolução ao meio natural, o cumprimento da etapa final do processo.
Esta ave foi recolhida no concelho de Avis, em Portalegre, a 12 de Janeiro de 2010, pela Equipa do SEPNA da GNR de Ponte de Sôr. Posteriormente foi entregue ao Parque Natural da Serra de São Mamede, que a encaminhou para o CERVAS. Na altura do seu ingresso apresentava lesões compatíveis com atropelamento. O seu processo de recuperação, para além do tratamento das lesões, consistiu em treinos de voo e de caça, assim como contacto com animais da mesma espécie.


Coruja-do-mato (Strix aluco)
A coruja-do-mato (Strix aluco) é uma ave de rapina com actividade crepuscular e nocturna, de dimensão média (pesa cerca de 600g) e aspecto compacto. Possui asas relativamente curtas, largas e arredondadas, e cabeça grande e arredondada. A sua coloração varia entre o castanho-arruivado e o castanho-acinzentado e a plumagem é totalmente malhada, com finas riscas e manchas escuras. O disco facial é bastante marcado e homogéneo e a cauda barrada de forma fina e indistinta. Possui olhos negros. Realiza um tipo de voo com batimentos relativamente rápidos e deslizes longos. Alimenta-se de roedores, pequenas aves e insectos, que captura no solo após detecção a partir de um poiso. Esta espécie nidifica em florestas, parques, terrenos agrícolas com árvores, preferindo árvores velhas de folha caduca com buracos onde pode fazer o ninho, e pode ser encontrada na proximidade de zonas habitacionais. São colocados 3 a 5 ovos entre Fevereiro e Junho. O seu canto mais característico, composto por duas notas (uma simples, seguida de uma outra em trémulo), é a melhor forma de localizar e identificar esta coruja. As corujas-do-mato são aves sedentárias e relativamente numerosas em Portugal, distribuindo-se descontinuamente em toda a Península Ibérica devido à fragmentação dos bosques. Esta espécie apresenta o estatuto de conservação de "Pouco preocupante", definido pelo ICNB em 2005. As principais causas de ingresso destas aves nos centros de recuperação são o atropelamento e a queda do ninho de crias/juvenis (neste caso, sempre que possível, a ave deverá ser devolvida ao ninho ou colocada num local próximo, seguro, onde os progenitores a possam continuar a alimentar).




O local/hora da acção de libertação será o seguinte:

Ervedal, Avis: 19:00 - Libertação de uma Coruja-do-mato (Strix aluco),
Ponto de encontro: Casa do Povo de Ervedal, Avis

Desde já convidamos todos os interessados a marcar presença na iniciativa.

Para mais informações contactar 96 010 70 80


QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Núcleo Regional de Portalegre
Apartado 163, 7301-901 PORTALEGRE, Telefs: 96 010 70 80 / 96 020 70 80
E-mails:
portalegre@quercus.pt / quercus.portalegre@gmail.com


CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens
Apartado 126
6290-909 - Gouveia
Telm: 962714492 / E-mail:
cervas.pnse@gmail.com
http://cervas-aldeia.blogspot.com

O CERVAS é uma estrutura que pertence ao ICNB – Parque Natural da Serra da Estrela, que se encontra actualmente sob a gestão da Associação ALDEIA (www.aldeia.org) e tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitates. As linhas de acção do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto – Portugal www.antidoto-portugal.org, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias científicas