22.3.09

Curso de Identificação, Biologia e Conservação de Anfíbios e Répteis no rio Sabor ( Mogadouro, 28 e 29 de Março)


Programa
Sábado, 28 de Março

9:00 – Abertura de secretariado e recepção de participantes na Casa da Cultura, Mogadouro

9:30 - Sessão Teórica. Biologia dos Anfíbios. Importância ecológica, características, identificação, distribuição e conservação das espécies que se encontram em Trás-os-Montes.

13:00 – Almoço (não incluído)

14:00 – Saída de campo na aldeia de Sampaio, percurso até ao Rio Sabor: Identificação de Anfíbios. Métodos de captura, observação e identificação de adultos e larvas em habitats aquáticos.

20:00 – Jantar (não incluído)

22:00 – 24:00 – Saída nocturna: Identificação de Anfíbios. Observação de anfíbios a partir de transectos terrestres e audição de cantos (opcional)

Domingo, 29 de Março

9:30 – Sessão Teórica. Biologia dos Répteis. História natural, ecologia, distribuição e conservação das espécies presentes na região na Casa da Cultura, Mogadouro.

13:00 – Almoço (não incluído)

14:00 – Saída de campo no Rio Sabor junto à Ponte de Remondes: Identificação de Répteis. Técnicas de observação, captura e identificação dos diferentes grupos de répteis.

16:00 – Discussão / Debate / Conclusões

17:00 – Encerramento do curso

NOTA: Trazer roupa e calçado confortáveis para as caminhadas, os percursos até ao rio e regresso à aldeia poderão apresentar alguma dificuldade.
FORMADOR:José Teixeira. Cibio - Universidade do Porto
José Teixeira é biólogo e mestre em Ecologia Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde apresentou a dissertação sobre o estudo e modelação da biogeografia da salamandra-lusitânica. Actualmente é investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, onde realizou a tese de doutoramento sob o tema “Biogeografia, evolução e conservação da herpetofauna endémica do Noroeste da Península ibérica”. Integra as equipas de investigação de numerosos projectos de estudo da herpetofauna portuguesa, tendo sido responsável, por exemplo, pela realização do Atlas dos Anfíbios e Répteis do P. N. Montesinho. Pertence à direcção da Sociedade Portuguesa de Herpetologia desde 1996, na qual foi também editor da publicação periódica Folha Herpetológica, e da Plataforma Sabor Livre. Possui numerosos trabalhos sobre a herpetofauna ibérica publicados em revistas científicas da especialidade e faz também parte da equipa de autores do Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, na secção de anfíbios e répteis, e do Guia Fapas dos Anfíbios e Répteis de Portugal.


Mais informações: