2.10.08

Festcine Amazónia em Coimbra (8,9 e 10 de Outubro) no auditório do Museu da Ciência



Programação: dias 8, 9 e 10 de Outubro de 2008
Local: Auditório do Museu da Ciência – Universidade de Coimbra
Programa: ver aqui

No âmbito das actividades de comemoração dos seus trinta anos, o Centro de Estudos Sociais (CES) da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra recebe a edição portuguesa do Festcineamazonia - Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, na sua versão Itinerante.


O Festcineamazónia surgiu em 2003 com a finalidade de divulgar e exibir obras audiovisuais, curta e média metragens de ficção, documentários, animações e obras experimentais com temática ambiental, produzidas em qualquer parte do mundo.


Desde então, todos os anos a cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, localizada na Amazônia Legal, reúne, não só produtores conhecidos internacionalmente de arte e cinema, mas a população da própria região, caracterizada por Povos Ribeirinhos, diferentes Grupos Indígenas, migrantes de diferentes regiões do Brasil e de alguns países sul-americanos como Bolívia e Peru, representantes de movimentos sociais, entre outros actores sociais que vêm contribuindo para a maior divulgação e conhecimento das diversas problemáticas que envolvem o tema da Amazónia.

Com a chamada "itinerância", que leva o Festival anualmente em outras cidades e países, o Festival já chegou a um universo de aproximadamente 10.000 pessoas, propondo 114 horas de exibição.
Nos mais de 33 mil quilómetros percorridos, o festival já passou por comunidades Ribeirinhas da Amazónia, por todos os estados da Região Norte do Brasil e alguns países da América Latina como Peru, Bolívia e Colômbia.
Agora o Festcineamazonia atravessa o Atlântico com o objectivo de ampliar a capacidade de reflectir sobre os inúmeros problemas da sociedade em que vivemos.

É a Amazónia pensando a Amazónia através do cinema. Mas é preciso ampliar mais esta percepção. Por isso a importância de contextualizar a temática ambiental considerando as diversas populações que vivem nos seus territórios, em discussões sobre democracia, direitos humanos, interculturalidade, questões de género, etnia, racismo, entre tantos outros assuntos que estão representados em muitas produções que fazem parte do acervo do Festival.
A programação completa já se encontra disponível.

O histórico do Festival, suas edições anteriores, patrocinadores, participantes, homenageados, estão disponíveis - entre outras informações - em :




FESTCINE AMAZÓNIA ITINERANTE

Utilizando todos meios de locomoção vai até as comunidades Ribeirinhas de Rondônia, como as do Rio Madeira, o maior afluente do Rio Amazonas. Todos os estados da Região Norte do Brasil também recebem agora o Festcine Amazônia. Ampliamos assim a nossa capacidade de refletir sobre os nossos próprios problemas. É a Amazônia pensando a Amazônia.

E cruzando o Atlântico, levamos o Cinema Ambiental até os irmãos lusitanos. Serão mais de 114 horas de exibição, mais de 33.000 mil quilômetros percorridos.
Assim, o Festcine Amazônia vai ganhando o mundo. E o mais importante: o mundo ganha um festival que nasceu para ajudar a cuidar dele.