2.10.08

Brama dos veados na Serra da Lousã (11 e 12 de Outubro - caminhada com os Amigos do Mindelo para ouvir esta maravilha da natureza)

É entre Setembro e Novembro que acontecem as lutas e despiques entre os veados-machos. Quase sempre existe um “medir” de forças entre os machos, através da intensidade e volume de “bramidos” emitidos.
Este som é uma das mais fortes características da época de reprodução do veado. Por este motivo esta época toma também o nome de “brama”.
As fêmeas são fecundadas nesta altura do ano vindo as crias a nascer cerca entre Maio e Junho do ano seguinte.


A Serra da Lousã alberga diversos tipos de habitats e comunidades vegetais e animais. Desde espécies como a salamandra-lusitânica ou o guarda-rios, a espécies cinegéticas como o coelho-bravo ou o javali, são os cervídeos que mais encantam todos os que por ali passam e têm a sorte de os observar.


Na época da brama, ou cio, entre Setembro e Novembro, os veados da Lousã emitem um som vigoroso que se propaga pela serra e deixam-se vislumbrar, como se fossem criaturas mitológicas, medindo forças com outros machos através da intensidade e volume dos bramidos emitidos, na ânsia de constituírem os seus haréns e defendê-los dos restantes machos. Este som é uma das mais fortes características da época da reprodução do veado, motivo pelo qual esta época é denominada de "brama".


Neste fim-de-semana faremos um percurso de, aproximadamente, 10 km/dia, durante a qual teremos oportunidade de observar esta maravilha da vida selvagem.

Hora e ponto de encontro :

- 10h em frente à câmara municipal de Castanheira de Pêra

- levar picnic para Sábado, contando que no Domingo também faremos picnic (poder-se-á comprar produtos regionais em Castanheira, mas não é certo)

- alojamento em turismo rural

- inscrição obrigatória e limitada.

- A Associação não se responsabiliza por qualquer incidente que ocorra durante a actividade.


ecoturismo@amigosdomindelo.pt