14.10.07

Filme Torre Bela em exibição no teatro do campo alegre no Porto( dia 15 há debate após a sessão das 22h.)

O filme Torre Bela que trata de uma das mais famosas ocupações de terras feitas em Portugal e da formação da cooperativa Torre Bela, no concelho de Azambuja, chegou às salas de cinema da cidade do Porto, e passa diariamente desde o passado dia 11 (sessões às 18h30 e 22h) na sala de cinema do teatro do Campo Alegre na cidade do Porto.

Na próxima segunda-feira, 15 de Outubro, após a sessão das 22h seguir-se-á um debate com João Teixeira Lopes (sociólogo e professor), Jorge Campos (documentarista e professor), Pedro Baptista (escritor e professor de Ciência Política), com moderação do jornalista Alberto Serra.


"Estamos perante um dos mais notáveis documentários feitos no imediato pós-25 de Abril." João Lopes, Première

Em Abril de 1975, camponeses sem terra e sem trabalho, analfabetos, deserdados ocuparam a herdade de Torre Bela, feudo do Duque de Lafões, mais de mil e quinhentos hectares onde nada se cultivava, e aí constituíram uma cooperativa. Foi uma acção espontânea, 572 dias que abalaram o Ribatejo, que contou com a colaboração do MFA. Por lá passara, Zeca, Sérgio Godinho, Vitorino. O alemão Thomas Harlan filmou os acontecimentos, e Torre Bela, o filme, é «um dos mais notáveis documentários feitos no imediato pós-25 de Abril».


Para saber mais do filme: ver aqui