7.5.07

As novas sonoridades musicais dos Olivetree

Nota: os Olivetree vão estar no Festival Islâmico de que se dá conta no post seguinte, e estarão também no café-concerto do ESMAE na próxima quinta-feira (10 de Maio) em mais uma sessão das Quintas do ESMAE, no Porto


Os Olivetree são um trio de grande energia que mistura as influências latinas e afro-brasileiras com os sons anciãos do didgeridoo e os ritmos contemporâneos do tecno para criar uma vibrante e fresca “dancemusic” caracterizada por tempos irregulares cheios de ataque e saborosos grooves.
Usando apenas instrumentos reais com uma capacidade estonteante, sem qualquer efeito ou sample, os Olivetree praticam uma música de dança acústica numa combinação pura de emoções fortes provocadas pela elevação dos batimentos cardíacos através do som cheio do didgeridoo. A viagem é garantida em plena alegria e bem-estar predispondo o ouvinte a uma incapacidade total de manter o corpo parado. Do currículo da banda contam-se inúmeras actuações em festivais eespaços como os Maus Hábitos, Hard Club, B-Flat, Teatro Sá da Bandeira, Teatro Municipal da Guarda, etc.

OLIVETREE é uma “ode” aos sons da terra e vem dar ênfase à música de dança produzida apenas com instrumentos acústicos. É uma ideia simples de contextos rítmicos complexos.

Pura combinação de emoções fortes provocadas pela elevação dos batimentos cardíacos a fluir neste som cheio de “speed” do didgeridoo. A viagem é garantida em plena alegria e bem-estar predispondo o ouvinte a uma incapacidade total de manter o corpo parado. Esta ligação expressa-se na fórmula mais orgânica que a musica dança pode assistir resultando numa ideia simples de contextos rítmicos complexos.

OliveTREE – drums N' Didj / trance acústico / rocking church / progressivo / psicoacústico – é um projecto relativamente recente criado por Renato Oliveira (elemento do colectivo ROOTSCARAVAN) em 2003 Liverpool. A genialidade deste som cativante e bastante energético é conseguida usando apenas instrumentos reais com uma capacidade estonteante, sem qualquer delay, overdub ou sample...

Depois de “DEEP INSIDE THE ORGANIC”, editado em finais de 2003, virado para a world music, que entrou em mercados como os da Bélgica, Suiça, Espanha, Holanda e principalmente em Inglaterra, é a vez de “Didgedance all” o segundo trabalho do trio a dar cartas.

O grupo é constituído por:
Oliver, didgeridoo
Tito, bateria
Cavernas, percussão


Consultar para mais informação os sítios 1 e 2