25.1.06

Desemprego mundial atinge 192 milhões


Os dados do relatório anual da Organização Mundial do Trabalho (OMT), divulgados ontem, mostram que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) mundial de 4,5% não foi capaz de impedir o aumento do desemprego globalmente, tendo este atingido o número recorde de 191,8 milhões de desempregados no final do ano de 2005

O número apresentado pela OMT no trabalho Tendências Globais do Emprego aponta para um desemprego de 6,3%, para uma força de trabalho calculada em 2,8 biliões de pessoas. Tal percentagem representa um aumento de 2,2 milhões de desempregados no mundo, desde o ano passado
O aumento do desemprego em 2005 interrompe uma tendência de queda havia sido observada em 2004.

O relatório mostra ainda que o crescimento da economia mundial melhorou muito pouco o rendimento da maior parte da população.
Dos mais de 500 milhões de trabalhadores extremamente pobres que havia no mundo no início de 2005, apenas 14,5 milhões tinham conseguido superar a condição no final do ano.

Note-se que a OMT considera trabalhadores extremamente pobres aqueles que ganham o equivalente a 1 dólar por dia, ou seja, um salário equivalente a 30 dólares por mês.
Do total de 2,8 biliões de trabalhadores no mundo, metade ainda ganha menos do que 2 dólares por dia – um número que permanece inalterado nos últimos dez anos.

A maioria dos desempregados no mundo tem entre 15 e 24 anos de idade. O relatório mostra que essa população tem até três vezes mais risco de enfrentar o desemprego do que a população acima dessa idade.
Embora representem metade dos desempregados, eles compõe apenas 25% da força de trabalho.
“Dadas as tendências (actuais), há uma necessidade de reformular as estratégias de crescimento e desenvolvimento (mundiais)”, afirma o relatório

Fonte: BBC