4.12.11

Os Jogos Tradicionais como Jogos de Resistência ( crónica de Hélder Pacheco)

«(…) como as requalificações do espaço público privilegiam a estética em detrimento das pessoas, esqueceram-se de reservar nos jardins – excepto no Marquês – locais para a sueca (…)
Os Jogos Tradicionais (…) mais do que a consagração que resta das culturas populares em meio urbano, são prova de resistência cívica e rebeldia à normalização e, em última análise, um acto culto de insubmissão ao genocídio dos nossos valores comunitários praticado em nome de atormentada modernização por quadrilhas de ignorantes de fachada cosmopolita.»

Hélder Pacheco, in Jogos de Resistência
(excerto da crónica publicada na edição do Jornal de Notícias de 3 Dezembro de 2011)

A globalização actual que atravessa toda a Europa e o Mundo em geral, conduz a uma cultura uniformizada, por via dos grandes meios de comunicação. Urge, portanto, encarar como prioritária, a defesa da cultura popular e o desporto para todos nas suas diferentes formas: Folclore/Etnografia, Jogos Tradicionais, Artesanato, Gastronomia e outras tradições de que se destaca o Teatro, a Música, a Literatura, bem como outras actividades ligadas ao Desporto para todos, como forma de desenvolvimento da saúde e do bem-estar das nossas comunidades

Os jogos tradicionais são muito antigos, praticados desde há séculos e são transmitidos oralmente de geração para geração. No entanto, conforme os condicionalismos de cada região, as diferentes gerações adaptam-nos à sua maneira de ser e de viver. Desta forma se explicam as variantes de um mesmo jogo.

Para Cordeiro, M. (1982), este tipo de jogos apresentam as seguintes características:

* Cultura - Fazem parte dos conhecimentos adquiridos de geração para geração e estão relacionados com o Folclore, o teatro, as lendas, as adivinhas, os costumes, etc.
* Movimento - As suas diferentes formas de exteriorização promovem um grande contacto com os mais variados tipos de movimento: o salto, o lançamento, a corrida, etc.
* Competição Saudável - O mais importante é o convívio simples e salutar entre as pessoas ou grupos, próximas ou distantes.
* Festa - É um momento de descontracção, de pausa na labuta diária