16.1.10

Piloto dos aviões da morte durante a ditadura argentina vai ser extraditado e julgado

pessoas desaparecidas na argentina

A extradição do piloto de aeronáutica Julio Alberto Poch, que foi detido há uma semana no aeroporto de Valência, Espanha, foi já solicitada pela Argentina .

O piloto é acusado de ter participado nos chamados ‘voos da morte’ durante a última ditadura militar argentina.

Julio Alberto Poch tem 57 anos e possui as nacionalidades holandesa e argentina. No momento de sua detenção, no dia 22 de setembro, estava a realizar o seu último voo antes de sua aposentadoria como piloto da linha aérea comercial holandesa Transavia. Durante uma escala deste voo, foi detido pela polícia espanhola no aeroporto de Manises, em Valência, após um intenso trabalho conjunto entre funcionários judiciais argentinos e holandeses.

A investigação havia começado com uma denúncia de colegas de trabalho do piloto, que em várias ocasiões ouviram Poch contar detalhes sobre os ‘voos da morte’, nos quais os detidos-desaparecidos eram drogados e jogados vivos no Rio de la Plata. Como parte do inquérito judicial, um de seus colegas declarou que o piloto argentino contou que o objetivo destes voos era, segundo suas palavras, “matar e livrar-se dos terroristas”.

Durante a ditadura argentina os opositores ao regime militar eram sequestrados, presos e torturados. Alguns foram levados em aviões e jogados vivos no mar, nos chamados ‘voos da morte’

O Juiz argentino que tem a seucargo a investigação pelos crimes de lesa humanidade cometidos na Escuela de Mecânica de la Armada (Esma) de Buenos Aires, onde funcionou um dos maiores centros clandestinos de detenção durante o regime ditatorial, acusa Júlio Alberto Poch na participação em 950 casos de imposição de tortura, alguns seguidos de morte, e privações ilegais da liberdade. Além de sua suposta participação nos ‘voos da morte’, o piloto está a ser investigado pela desaparição da jovem sueca Dagmar Hagelin, das monjas francesas Alice Domon e Leonie Duquet, e do jornalista e escritor argentino Rodolfo Walsh.

Consultar:

http://www.pparg.org/pparg/

http://exdesaparecidos.org.ar/aedd/example2.php

http://www.plataforma-argentina.org/

http://www.hijos-capital.org.ar/

http://sinolvido.org/

http://www.desaparecidos.org/main.html