12.5.09

Encontro sobre a cerâmica do Gharb al-Ândalus em Mértola ( 15 e 16 de Maio)



Entre os dias 15 e 16 de Maio, irá realizar-se, em Mértola, a conferência “O Gharb Al-andalus: problemáticas e novos contributos em torno da cerâmica”. O evento é organizado pelo Campo Arqueológico de Mértola e pelo Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto.

Nos finais da década de setenta do século passado, com o progresso da investigação arqueológica em Portugal, surgem também os primeiros projectos vocacionados para o estudo da época islâmica, nomeadamente no Alentejo (Mértola) e no Algarve (Silves). O panorama alargou-se na década seguinte, com a implementação de outros projectos regionais e estudos monográficos, tornando-se cada vez mais evidente que o conhecimento deste período histórico no território do Gharb al-Ândalus (ou seja, no actual centro e sul de Portugal) só poderia produzir avanços significativos com o contributo da Arqueologia e, em particular, do correspondente conhecimento da sua cultura material. Dentro destes estudos arqueológicos, a análise da cerâmica manifestou-se, desde logo, como um recurso incontornável pela quantidade e qualidade da informação que fornecia.

As escavações recentes que proliferaram nos últimos anos em Portugal trouxeram à luz colecções muito importantes de cerâmica islâmica, em grande parte ainda inéditas, que podem vir a mudar em grande medida o nosso conhecimento sobre o passado islâmico.

Neste encontro sobre a cerâmica do Gharb al-Ândalus, que terá lugar em Mértola nos dias 15 e 16 de Maio, pretendemos, por um lado, efectuar o ponto da situação acerca do que se conhece sobre a cerâmica do Gharb al-Ândalus e, por outro, criar um fórum de divulgação das descobertas recentes e de discussão sobre o tema onde possam ser observados e debatidos exemplares de cerâmicas especialmente relevantes ou duvidosas.
Website do Campo Arqueológico de Mértola:
http://www.camertola.pt/index.php