14.4.09

2º percurso pedestre pelo ameaçado Vale do Coronado (Trofa/Maia, Grande Porto) realiza-se no próximo dia 18 de Dezembro

Depois da caminhada, em Fevereiro, com a Associação Terra Viva, mais um eco-evento na linha do horizonte do ameaçado Vale do Coronado (Trofa/Maia, Grande Porto).

Quatro associações, APVC - Associação para a Protecção do Vale do Coronado (Vila do Coronado), Gaia (Porto), Quercus (Porto) e Campo Aberto (Porto) agruparam-se numa Aliança Salvar o Vale do Coronado e convidam todos os cidadãos e todas as associações, em especial as da região do Grande Porto, do Norte e do Noroeste, a aderir a essa Aliança.

A primeira acção desta Aliança é um percurso pedestre, a realizar em 18 de Abril, de solidariedade com a APVC e de protesto contra o projecto de betonização e destruição do Vale. A inscrição neste percurso é gratuita mas obrigatória, já que, havendo um número máximo de participantes, a ordem de chegada das inscrições pode ser decisiva.

Pretende-se com esta acção sensibilizar os participantes para a valorização e conservação do Vale do Coronado e fazer compreender a riqueza do património agrícola e paisagístico que se encontra sob a ameaça daquele projecto!

O Vale do Coronado é um belo e fértil vale agrícola às portas do Porto, repartido entre os concelhos da Maia e, sobretudo, Trofa. No entanto, apesar desses terrenos estarem originariamente protegidos pela Reserva Agrícola Nacional, a administração central decidiu localizar aí uma plataforma logística de 160 hectares, que, a concretizar-se (incluindo as estradas de acesso), betonizaria o vale, destruiria diversas propriedades agrícolas em plena laboração e o modo de vida e de sustento de numerosos agricultores.

Ao longo deste percurso pedestre haverá contacto com a flora e fauna locais, visita a explorações agro-pecuárias e florestais, interacção com a população e demais actividades.

PONTOS DE ENCONTRO
- para quem vier de comboio, às 8:30, na estação de S. Bento, Porto: o comboio parte às 8:45 e a viagem dura cerca de 25 minutos (custo a cargo do participante, €2,80 ida-e-volta); agrupamento em volta do cartaz "SALVAR O VALE DO CORONADO" a partir das 8:30.
- ou às 9:15, no parque de estacionamento da estação de S. Romão, Trofa: agrupamento em volta do cartaz "SALVAR O VALE DO CORONADO".

ETAPAS
– 9h30 - início da caminhada;
– 12h30 – almoço piquenique em espaço florestal, devendo cada participante levar o seu próprio farnel;
– 16h30 – retorno ao parque de estacionamento da estação de S. Romão.

GRAU DE DIFICULDADE
fácil... e acessível a todas as idades!

EQUIPAMENTO BASE
– mochila, com farnel para almoço e garrafa(s) de água;
– calçado apropriado para caminhar;
– chapéu ou boné;
– roupa leve e adequada à época (impermeável, caso chova).

E AINDA, SE QUISER
– máquina fotográfica/vídeo;
– binóculos;
– vara de caminhante;
– boa disposição!!;
– spray anti-crime ambiental...

INSCRIÇÃO

valedocoronado@gmail.com
Tlm: 966 862 294

>> basta indicar nome e apelido, localidade, e-mail e nº de telemóvel;
>> a inscrição será válida após confirmação da organização;
>> data limite de inscrição: quinta-feira, 16 de Abril