26.12.08

Oficina e jantar com bolotas – no próximo Sábado (27/12) no Terra Viva (associação de ecologia social do Porto)



VIVA A BOLOTA! ABAIXO A CRISE!

-SÁBADO 27/12/2008 – sede da Terra Viva (R. Caldeireiros, 213 – Porto - à Cordoaria)

17.00 -OFICINA de UTILIZAÇÃO (Moagem primitiva) e RECEITAS de BOLOTAS (sobreiro e carvalho)

20.00 -JANTAR VEGETARIANO E SOLIDÁRIO (de BOLOTAS – sopa, guisado, sobremesa…) – com informação sobre próximas actividades da Terra Viva! e de outros colectivos do Porto.

Esquecida pelo tempo e também pelos alimentos introduzidos nas dietas europeias depois dos “descobrimentos” (milho, batata, tomate,etc.), a bolota já constituiu uma das principais bases da alimentação dos povos da península ibérica, não apenas na idade do bronze mas também nos grandes períodos de fome que assolaram a Europa . Em Portugal, nos anos mais duros da ditadura salazarista, a bolota era consumida como”alimento de recurso” pelas camadas mais pobres, sobretudo em Trás-os-Montes e Alentejo.
Num tempo em que novas “crises” se adivinham, será útil não esquecer este recurso alimentar…
ESTA ACTIVIDADE DESTINA-SE TAMBÉM A APOIAR O FINANCIAMENTO DOS CUSTOS DO ESPAÇO DA ASSOCIAÇÃO, TAMBÉM ELA TOCADA PELAS DIFICULDADES DA “CRISE”…

NOTA: se cada interessad@ trouxer uma pedra grande chata e outra mais roliça e pesada –por exemplo, seixo pesado de uma praia ou rio (moínho primitivo) + 1 kg. de bolotas de sobreiro, tem um desconto de 0,50 .
tlm - 967694816
Sede do Terra Viva: R.Caldeireiros, 213- Porto

- Taxa de participação solidária: 2,50 Eur