4.6.08

8 1/2 Festa do Cinema Italiano ( entre 5 e 11 de Junho)


Apresentar obras do novo cinema italiano de autor, reconhecidas pelo crítica e pelo público, e que foram exibidas em reconhecidos festivais de cinema. Este é o objectivo a que se propõe a primeira edição da mostra de cinema 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que decorrerá no cinema King, em Lisboa, de 5 a 11 de Junho.



Organizada pela recentemente criada Associação Cultural Il Sorpasso, esta mostra dará ao público português a oportunidade de ver filmes de jovens realizadores italianos, ainda pouco conhecidos em Portugal, a par de nomes internacionalmente consagrados. Com o objectivo de contribuir para o fortalecimento das relações culturais já existentes entre Portugal e Itália, em sintonia e de acordo com as instituições locais, a associaçao Il Sorpasso organiza esta primeira edição da Festa do Cinema Italiano com o Alto Patrocínio da Embaixada de Itália, e em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e a Cinemateca Portuguesa.



A par da exibição de oito de filmes, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano contará com a participação de convidados quais Maria de Medeiros, Antonietta De Lillo, Marco Simon Puccioni e Diane Fleri.



Para mais informações: http://www.festadocinemaitaliano.com/


PROGRAMA

Cinema King – 5 Junho – 21h00

ABERTURA DO FESTIVAL

Com a actriz Maria de Medeiros e os realizadores Antonietta de Lillo e Marco Simon Puccioni

Riparo (“Abrigo”) Trailerde Marco Simon Puccioni / Itália, 2007, 98’ – v.o. leg. em pt.
Interpretação: Maria de Medeiros, Antonia Liskova, Mounir Ouadi
Anna e Mara são namoradas, de regresso das férias em Marrocos, descobrem um jovem clandestino no porta-bagagem do carro: Anis. Conta que perdeu os pais e que quer ir para Milão. As raparigas decidem escondê-lo e ajudá-lo. Mas as relações entre os três rapidamente arrefecem…
Antestreia nacional


Il resto di niente (“O Resto de Nada”) Trailerde Antonietta de Lillo / Itália, 2004, 103’ – v.o. leg. em pt.
Interpretação: Maria De Medeiros, Imma Villa, Lucia Ragni
Eleonora Pimentel Fonseca é uma jovem e fervente revolucionária que, em 1799 adere às ideias da Revolução de Nápoles e tenta divulgá-las através de um jornal que utiliza a língua do povo. Mas por azar, para ela e seus companheiros não tardou chegar a repressão dos borbónicos e com ela o patíbulo




6 Junho – 21h30
Com a presença de Diane Fleri

Mio fratello è figlio unico (“Meu Irmão è Filho Único”) Trailerde Daniele Luchetti / Itália, 2007, 100’– v.o. leg. em pt.
Interpretação: Elio Germano, Riccardo Scamarcio, Diane Fleri
Accio, um fascista susceptível é o irmão de Manrico, um comunista fascinante. Entre os dois há um constante confronto numa época de grandes paixões e de agitação social e cultural: os anos '60 e '70. A atracção de ambos para Francesca põe à dura prova a relação conflituosa entre eles, que se distingue pela afeição, sempre presente.
Antestreia nacional



7 Junho – 22h00
La giusta distanza (“A Distância Certa”)
Trailerde Carlo Mazzacurati / Itália, 2007, 110’– v.o. leg. em pt.
Interpretação: Giovanni Capovilla, Ahmed Hafiene, Fabrizio Bentivoglio
Hassan é um mecânico tunisino, Mara é uma jovem professora. Giovanni, amigo deles, tem dezoito anos e é um aspirante a jornalista, testemunha da relação entre eles. Uma história que começa com alguns sinais de inquietação e acaba numa tragédia inesperada. Giovanni vira as costas a Hassan, pois a vida é mais incerta e dolorosa do que parece…



8 Junho – 21h30
La terramadre (“A Terramãe”)de Nello La Marca / Itália, 2008, 120’– v.o. leg. em pt.
Interpretação: actores não profissionais de Palma di Montechiaro
Histórias de duas personagens que têm em comum um destino impossível de gerir e orientar. Gaetano tem que ir à Alemanha com o pai, apesar da sua ligação inexplicável com a terra de origem. Ali é um emigrante clandestino que chegou a Palma por mar, depois de um naufrágio, arrastando o cadáver de uma mulher.

9 Junho – 22h00
Il nascondiglio (“O Esconderijo”) Trailerde Pupi Avati / Itália, 2007, 100’ – v.o. leg. em pt.
Interpretação: Laura Morante, Rita Tushingham, Burt Young
Uma italiana muda-se para Davenport para abrir um restaurante. Mas depois do suicídio do marido terá que ficar internada num hospital psiquiátrico durante quinze anos. Finalmente livre, decide reabrir outro restaurante vindo a saber que naquele mesmo lugar, cinquenta anos antes, tinha acontecido um terrível massacre, ainda envolto num mistério.


10 Junho – 21h30
N (Io e Napoleone) “N (Eu e Napoleão)”
Trailerde Paolo Virzì / Itália, 2006, 110’ – v.o. leg. em pt.
Interpretação: Daniel Auteuil, Elio Germano, Monica Bellucci
1814. Napoleão encontra-se exilado na ilha de Elba e tem uma boa relação com a população local. Todos o adoram menos um: Martino Papucci. Todas as noite Martino sonha matá-lo para vingar os ideais revolucionarios traidos. Quando tem a oportunidade de se tornar escrivão do antigo imperador, aceita sem hesitações...


11 Junho – 21h30
Una ballata bianca (“Uma Balada Branca”)
Trailerde Stefano Odoardi / Itália, 2007, 78’ – v.o. leg. em pt.
Interpretação: Nicola Lanci, Carmela Lanci, Simona Senzacqua
Num apartamento a vida de um casal já de idade desenrola-se como um antigo gira-discos: lenta e mecânica. A mulher não tem muito tempo de vida, ela sofre de uma grave doença. Um belíssimo poema sobre o fim de um amor.




ACTIVIDADES PARALELAS


FESTA DE ABERTURA 8 1/2
4 de Junho às 20h30 no Intermezzo Cocktail Bar - Rua Garret 19 (Chiado) Lisboa

--------------
AL CAFFE' DEL CINEMA ITALIANO
Al caffè del Cinema Italiano é uma viagem sonora na história e memória colectiva de La Bella Itália. Em tom de café concerto o músico italiano Marco Spinetta e a actriz portuguesa Joana Seixas divagam entre as personagens, a música, o cinema e a língua italiana. Um espectáculo intimista, divertido e mágico em homenagem ao cinema italiano.
8 de Junho às 23h00 no Maria Matos Café

---------------------

PASOLINI - O CHEIRO DA ÍNDIA / FELLINI - SOU UM GRANDE MENTIROSO
Debate à volta de dois livros recém-editados, da autoria de dois grandes realizadores italianos.
11 de Junho às 19h00 na FNAC Chiado



----------------------------------------

FESTA DE ENCERRAMENTO 8 1/2
11 de Junho às 23h00 no Luca Tapas Bar - Rua Santa Marta 35 Lisboa


----------------------------------

8 1/2 FESTA DO CINEMA ITALIANO RECOMENDA:
Noites interculturais no Bacalhoeiro, Sábado dia 24: Itália