8.5.08

Os Estados Unidos levam a julgamento pela 1ª vez um menino por crimes de guerra, preso em Guantánamo desde os seus 15 anos!!!

Um tribunal militar norte-americano considerou que não há nenhum impedimento legal para o julgamento militar de uma rapaz de nacionalidade canadiana acusado de crimes de guerra. O rapaz visado, Omar Khadr, preso em Guantanamo desde 2002, quando tinha 15 anos de idade, vai ser o primeiro menino-soldado a ser julgado por crimes de guerra por um tribunal militar do exército dos Estados Unidos da América.

Os argumentos dos seus advogados segundo os quais os crimes que lhe são imputados verificaram-se quando ele era menor, pelo que devia ser considerado uma vítima e nunca um criminoso, não convenceram o tribunal militar. Consideram, além disso, que uma quarta parte da sua existência foi levada na prisão de Guantanamo, período durante o qual não teve acesso a uma educação própria para a sua idade.

O rapaz é cidadão do Canada e foi encarcerado em Guantanamo com 15 anos, dados que não demoveram o governo canadiano em manter um absoluto mutismo e indiferença sobre o assunto.



Omar Khadr