19.4.08

Arraial do 25 de Abril ( no dia 24 entre as 18h e as 2h.)


O Arraial do 25 de Abril parte da iniciativa da Associação ABRIL, com a colaboração e participação de várias Associações, Movimentos e Grupos de carácter político, cívico e cultural e realiza-se na noite de 24 de Abril, no Largo do Carmo.

Pretende-se que este evento se torne num momento significativo da intervenção cívica e política dos cidadãos. Por isso, este Arraial, para além do seu carácter lúdico transmitido pela mostra das actividades desenvolvidas pelas diversas entidades, nomeadamente a nível de artesanato, música, dança e gastronomia, tem também um cunho pedagógico, manifestado através dos diversos painéis/ exposições alusivos às realidades não só do quotidiano do país mas também a factos históricos de profundo valor simbólico para o desenvolvimento e aprofundamento da democracia em Portugal e, até, no mundo.

Esta Festa expressa ainda um apelo para que a chama dos ideais do 25 de Abril permaneça acesa no coração e na esperança de todos nós. Exprime também o desejo de que o cravo que animou a revolução e a canção da fraternidade entre “o povo que mais ordena”continuem vivos na memória e na concretização de uma sociedade mais justa e solidária, afirmada pelos decisores políticos e reivindicada pelas pessoas em geral.



No Arraial do Largo do Carmo (dia 24 de Abril, entre 18.00h as 02.00h) este ano estará patente a exposição itinerante “Direito a Habitar”.
Nesta exposição - na qual é relembrado o processo de políticas públicas de habitação dos últimos 40 anos, cujas várias tentativas de resolução do problema não conseguiram evitar que, em muitos bairros, se chegasse à situação precária em que se encontram hoje - reafirma-se, sobretudo, o Direito à Habitação para todos, como estipula o artigo 65º da Constituição da República e procura-se sensibilizar para o problema das carências habitacionais em Portugal.






ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES NO ARRAIAL
ABRIL – Associação Regional para a Democracia e Desenvolvimento
ACOSP – Associação da Comunidade de S. Tomé e Príncipe
AJA – Associação José Afonso
ALDRABA – Associação do Espaço e Património Popular
ACMJ – Associação Cultural Moinho da Juventude
AMS – Associação Moçambique Sempre
AUCV – Associação Unidos de Cabo Verde
CBL – Casa do Brasil de Lisboa
CMA-J – Colectivo de Solidariedade Múmia Abu Jamal
Edições Dinossauro
Edições Ela por Ela
ERN-A – Espaço Rui de Noronha
Associação Espírito Nativo
GAIA – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental
GIRASSOL SOLIDÁRIOS
GZ.PT – Associação de Solidariedade com a Galiza
Jornal Popular “Mudar de Vida”
Livraria Letra Livre
PLATAFORMA ARTIGO 65 – Habitação para Tod@s
Rede ex aequo
RefugiActo – Conselho Português para os Refugiados
SEIS
SOLIM – Associação Solidariedade Imigrante
SOS Racismo
TMI – Tribunal Iraque