24.1.08

Concentração contra a co-incineração na Arrábida (dia 25, às 16h. no Largo da Misericórdia, em Setúbal)


A Associação dos Cidadãos pela Arrábida e Estuário do Sado vão realizar, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, uma concentração contra a co-incineração a qual vai decorrer na amanhã, dia 25, às 16 horas, no largo da Misericórdia, em Setúbal. Esta concentração contra a queima de resíduos na Secil pretende ainda ser uma manifestação “por uma política ambiental correcta” e pela “saúde e qualidade de vida dos cidadãos”, segundo os organizadores


A Associação dos Cidadãos pela Arrábida e Estuário do Sado apelou à adesão da população ao protesto contra a co-incineração.

"Gostaríamos de ter uma grande adesão da população até porque a luta contra a co-incineração de resíduos industriais perigosos não está perdida, ao contrário do que o Governo pretende fazer crer",disse Fernanda Rodrigues, da Associação de Cidadãos pela Arrábida e Estuário do Sado.

"Contamos com o apoio das três câmara municipais - Palmela Sesimbra e Setúbal -, estando já confirmada a presença dos presidentes dos três municípios", acrescentou Fernanda Rodrigues, que está confiante de que a iniciativa terá o apoio de dirigentes locais dos principais partidos, incluindo o próprio Partido socialista.

A decisão de convocar uma concentração contra a co-incineração de resíduos industriais perigosos, surge na sequência da decisão do Supremo Tribunal Administrativo, que revogou a suspensão da proibição da queima de resíduos perigosos na cimenteira da Secil, no Butão.

O advogado das três autarquias, castanheira Barros, requereu segunda-feira a nulidade do recente acórdão do Supremo Tribunal Administrativo (STA) que deu "luz verde" à co-incineração na cimenteira da Secil no Outão, Arrábida, Setúbal.

O requerimento de Castanheira Barros pretende que os pedidos sejam apreciados pela "Conferência de Juízes da Secção de Contencioso do STA", disse à Lusa castanheira Barros.