28.11.07

Oficina prática de produção local de sementes

A herdade do Freixo do Meio vai realizar, em conjunto com a Colher para Semear, no dia 1 de Dezembro de 2007 – sábado, uma Oficina Prática de Produção Local de Sementes.
A formação terá a orientação do José Miguel Fonseca.

A associação COLHER PARA SEMEAR fundamenta a sua existência na necessidade de preservar e incentivar o cultivo das variedades regionais e locais, demonstrando a todos a importância de perpetuar no futuro este legado ancestral.
No decurso desta oficina procurar-se-á demonstrar as vantagens de preservar as variedades tradicionais, promovendo a sustentabilidade dos produtores locais e fomentando a reflexão sobre algumas perspectivas económicas e sócio-culturais associadas ao cultivo destas variedades.
O programa desta oficina contempla aspectos relacionados com técnicas de cultivo, colheita e preservação das variedades tradicionais. São analisados os diferentes tipos de polinização e as estratégias para a manutenção da pureza varietal, tendo em atenção as características das variedades e as suas condicionantes botânicas. Os interessados em participar nesta iniciativa poderão ainda pôr em prática as técnicas de extracção de sementes pelos métodos húmido e seco. A finalizar serão abordados aspectos relacionados com a selecção e conservação das variedades cultivares.

Para mais informações e inscrições contactar o 266892452.

A formação irá desenrolar-se no período das 10h-13h e das 15h-17h, na Herdade do Freixo do Meio, Foros de Vale de Figueira, e o preço da inscrição é de 10€, para a formação e 15€ para o almoço (agradece-se a reserva prévia) a pagar no próprio dia em cheque ou dinheiro.