21.5.07

Alberg.circus – Encontro de malabarismo, artes do circo e mais…




http://www.albergar-te.com/alberg.circus/

Depois de alguns anos de inactividade, a AlbergAR-TE – associação cultural, responsável por importantes eventos culturais e nomeadamente o Dia do Desassossego, ressurge com novas ideias e projectos de actividade cultural e artística, em Albergaria-a-Velha.


Como relançamento da associação surge o Alberg.Circus – Encontro de Malabarismo, Artes do Circo e mais…, a realizar nos próximos dias 25, 26 e 27 de Maio, em Albergaria-a-Velha.


Este Encontro, de características nacionais, surge na linha de outros eventos congéneres realizados no país e no estrangeiro e na sequência de actividades semelhantes, apesar de com menores dimensões, que desde 1999 se realizam em Albergaria, em ambiente mais restrito. Não é pois sem antecedentes que o Alberg.Circus acontece em Albergaria-a-Velha.


O Alberg.Circus pretende reunir um grande número de artistas, amadores e profissionais, que se dedicam às artes do circo e outras artes performativas anexas, estando prevista a presença de mais de uma centena de participantes. Todos os que se dedicam de uma forma ou outra ao espectaculo sao bem vindos, sejam eles malabaristas, acrobatas, animadores de rua, estátuas, palhaços, trapezistas, modeladores de balões, etc.


O Alberg.Circus, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, decorrerá em diversos espaços municipais com especial incidência na Quinta do Torreão, Pavilhão Gimno-Desportivo e no Cine Teatro Alba.


A Quinta do Torreão, espaço de excelência para a realização de eventos deste tipo, acolherá os participantes vindos de todo o país e também de Espanha, com um espaço para acampamento. Uma tenda de circo será montada no local e será o espaço de realização das acções de formação técnica e artística a decorrer durante o Encontro: workshops de malabarismo, clown, modelação de balões, trapézio e outros aéreos, etc. Simultaneamente, parte do espaço estará disponível para o público, podendo este assistir a espectáculos informais.


Como realizações de carácter público do Alberg.Circus realizar-se-á no sábado 26 à noite, uma Gala no Cine Teatro Alba com a presença de cerca de uma dúzia de artistas e grupos que apresentarão espectáculos de malabarismo, aéreos, clowning, magia, etc., e no domingo à tarde um desfile dos participantes pelas ruas e que terminará com jogos de malabarismo e o tradicional “tudo ao ar”, ritual em que os malabaristas lançam ao ar, em simultâneo todos os seus artefactos.


A 25, 26 e 27 de Maio, Albergaria será a capital do novo circo e da animação.



A 25, 26 e 27 de Maio, Albergaria será a festa!


A AlbegAR-TE, agora reactivada, promete, na sequência deste Alberg.Circus, a realização de outros eventos artísticos e culturais de maior ou menor dimensão e a realização de 2ª edição do Dia do Desassossego.



PROGRAMA

Sexta feira, 25
A partir das 15 h Quinta do Torreao
Recepção de participantes, inscrição e instalação.
23 h Open Stage na Tenda de circo. Participaçao aberta a todos, apenas limitada por questoes de tempo.



Sabado, 26
10 às 13 h Workshops a realizar na Tenda e no Pavilhao Gimno-Desportivo.
15 às 18 h Workshops a realizar na Tenda, no Pavilhao Gimno-Desportivo e na Alameda 5 de Outubro.
18:30 h Todos na Alameda. Acção de divulgaçao da Gala da noite.

21:45 h Gala no Cine Teatro Alba.
24 h Pós-Gala com demonstraçoes de fogo na Alameda em frente ao Teatro


Domingo, 27
10 h Workshops no Pavilhao Gimno-Desportivo
15 h Desfile dos participantes com inicio na Quinta do Torreao e final na Alameda 5 de Outubro
16 h Olimpiadas de malabarismo



Tudo ao ar e encerramento oficial do Alberg.Circus.
Despedidas, abraços, beijinhos e até ao ano.