18.6.06

A redução da diversidade genética das culturas agrícolas


Redução da biodiversidade agrícola: cultiva-se hoje 150 espécies, em contraste com as 7.000 que foram cultivadas no passado

A diversidade das culturas está a reduzir-se nos terrenos agrícolas de todo o mundo a um ritmo galopante. A FAO adverte que ao longo dos últimos cem anos se perderam 75% das variedades agrícolas.

A erosão deste património significa uma menor capacidade de resistência e adaptação às doenças e às mudanças climáticas.

Foram estas as conclusões a que se chegou numa reunião que foi promovida pela FAO na semana passada em Madrid e que teve em vista avaliar a aplicação do Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos que entrou em vigor em 2004

Constatou-se que a agricultura mecanizada e as exigências do mercado estão a reduzir a um ritmo vertiginoso a variedade das culturas agrícolas um pouco por todo o mundo.

Note-se que historicamente o Homem utilizou entre 7.000 e 10.000 espécies, ao passo que hoje só se cultivam tão só 150 espécies, doze das quais representam 75% do consumo alimentar humano.

Os recursos fitogenéticos para a alimentação e a agricultura constituem a base biológica da segurança alimentaria mundial e sustentam, directa ou indirectamente, os meios de sustento e de vida de todas as pessoas do planeta. Compreendem a diversidade genética das variedades tradicionais e das culturas agrícolas modernas, assim como as das espécies silvestres aparentadas e ainda outras plantas silvestres que se podem hoje ou no futuro utilizar na alimentação e agricultura. Em termos gerais estes recursos fitogenéticos abrangem os recursos que contribuem para os meios de sustento da vida ao proporcionarem alimentos, medicamentos, forragens para os animais domésticos, fibras, roupa, casas, energia e um grande número de outros produtos e serviços.

Ao longo da toda a história da Humanidade os seres humanos utilizaram milhares de espécies vegetais para a alimentação, muitas das quais se foram dosmesticando. Mas hoje cultivam-se tão só 150 espécies de plantas, das quais só 12 proporcionam cerca de 75% dos alimentos que toda a população mundial consome e se alimenta. E desses só quatro espécies são responsáveis pela metade dos nossos alimentos.

Esta evolução mostra a vulnerabilidade da agricultura e representa um claro empobrecimento da alimentação humana.

Além disso, muitas culturas locais que tradicionalmente serviam para alimentar as camadas mais pobres da população estão subutilizadas ou a ser negligenciadas.
Esta é a conclusão a que chega o primeiro relatório da FAO sobre a situação dos recursos fitogenéticos mundiais

Para consultar o Relatório da FAO que serviu de instrumento de trabalho, ver:
http://www.fao.org/biodiversity/crops_es.asp