28.6.06

MASSA CRÍTICA, no próximo 30 de Junho de 2006 ( Lisboa e Porto)

18H00 – LISBOA, Marquês de Pombal
18H30 – PORTO, Praça dos Leões
A Massa Crítica está inserida no contexto de um movimento internacional de nome “Critical Mass”, iniciado em São Francisco há já 10 anos. A ideia consiste em realizar um passeio lúdico e reivindicativo de bicicleta, patins, skate pelas ruas da cidade.
Neste passeio os participantes divulgam de maneira criativa o uso de veículos não poluentes e protestam contra o uso abusivo de transportes poluentes.
Objectivos:
1. Divulgar e promover o uso da bicicleta e outros veículos não poluentes como meio de transporte;
2. Criar condições favoráveis ao uso da bicicleta e outros veículos não poluentes como meio de transporte;
3. Tornar mais ecológicos os sistemas de mobilidade e transporte.
Resumo dos Princípios: Não há hierarquia de cargos. As decisões são tomadas por consenso. A Massa Crítica é um movimento apartidário e não comercial. A participação é aberta a qualquer pessoa ou entidade que esteja de acordo com os objectivos do movimento. Para participar na Massa Crítica basta comparecer no local combinado, no dia e hora marcados com a sua bicicleta, skate ou patins. Não é preciso fazer qualquer tipo de inscrição ou pagar qualquer taxa. Os roteiros são decididos na hora e podem ser realizados por todos, inclusive principiantes. Pode trazer seus próprios panfletos, cartazes ou faixas ou usar os já existentes. Se é automobilista e não pode participar da Bicicletada pedalando, o seu apoio também é bem-vindo, seja divulgando a causa, seja respeitando o ciclista no seu dia a dia.
Para mais informações visite http://massacriticapt.net