19.3.06

Contra a vídeo-vigilância


A Liberdade vigiada não é uma liberdade

19 de Março – Dia Internacional contra a vídeo-vigilância (international day against video surveillance, IDAVS)


Os dias 19 e 20 de Março foram escolhidos para recordar os perigos aos nossos direitos civis que representam os sistemas de vídeo-vigilância.


Os signatários do apelo mundial contra a vídeo-vigilância opõem-se frontalmente à utilização dos sistemas de vídeo-vigilância no espaço público.
Opõem-se igualmente ao uso de câmaras, ainda que instaladas em lugares privados, mas servindo na realidade para a vigilância dos espaços públicos.
Pensam que todas essas câmaras, para além de se mostrarem ineficazes contra a delinquência assim como na «guerra contra o terrorismo», violam brutalmente o direito à privacidade, ao anonimato, à dignidade e ao direito de se ser dissidente político.

Contra os nossos direitos existem certamente outras ameaças, para além da vídeo-vigilância, como são as escutas telefónicas, os GPS, os chips subcutâneos RFID, os sistemas informáticos e o software dedicado à recolha e tratamento de dados e registos, etct,etc. Porém, a campanha de denuncia concentra-se nos sistemas de vídeo-vigilãncia porque eles são a manifestação mais visível da sociedade de controle e vigilância que se anuncia no futuro e que já está em vias de se instalar.

Os dias 19 e 20 de Março foram escolhidos para recordar os perigos aos nossos direitos civis que representam os sistemas de vídeo-vigilância.

Mais info:
http://www.notbored.org/IDAVS.html

New York Surveillance Camera Players (NYC, USA) :