27.3.06

Breve glossário de teatro

Extraído de:
http://form.ccems.pt/drama/geral.htm


A

Agon- termo da Comédia antiga (Aristófanes)para designar o diálogo central de um conflito entre inimigos. Hoje o termo é mais lato referindo-se ao ponto central de uma história ,ao coração de um drama.


Antagonista- Personagem em oposição ou em conflito. O caracter antagonista do universo teatral é um dos princípios essenciais da forma dramática.


Anti-herói- Personagem principal que não corresponde ás caraxterísticas ou aos valores do herói tradicional.

Antiteatro- Termo geral que designa uma dramaturgia e um estilo de jogo dramático que nega todos os princípios da ilusão teatral. O termo aparece nos anos cinquenta , nos começos do teatro do absurdo.


Antonomasia- Figura de estilo que substitui o nome de um personagem por uma perífrase ou por um nome comum que o caracteriza.( O homem da coragem ao vento- D.Quixote)

Aparte- Palavra ou expressão que o actor diz á parte para si, mas de maneira a entender-se no público.


Aforismo- Fórmula resumida que define um saber científico ou moral.


Arquétipo- Personagem que se assume como modelo mítico do imaginário de um povo Que está acima de um modelo real.


Argumento- Resumo da história da peça que leva à cena. Pode-se falar igualmente de um argumento de ballet


Arlequinada – Peça com ou sem palavras que tem o Arlequim por personagem central.


Assonância- Repetição do mesmo som, especialmente da vogal acentuada no fim de cada verso (bela e tela)


Attente- Atitude de espectativa do público quando actua em antecipação à conclusão e há resolução final dos conflitos

Advertência- texto marginal do autor dramático quando se dirige ao leitor para o advertir das suas intenções, para precisar as circunstâncias do seu trabalho, analisar a sua obra .


B

Barroco- Diz-se de um estilo caracterizado pela liberdade de formas e a profusão de ornamentos

Burlesco- forma cómica exagerada e de paródia, empregando expressões triviais para travestir personagens e situações heróicas; a epopeia burlesca aparece em França no século XVIII. No seculo XX, o burlesco encontra a sua prefeita expressão em certos filmes cómicos (ex:Charlie Chaplin, Buster Keaton) e nos espectáculos de “music-hall”.



C

Canevas- Resumo ou “cenário” de uma peça para as improvisações de actores, em particular os da Comedia dell’arte.


Carácter- Traço próprio a uma pessoa que a permite distinguir dos outros. Conjunto de traços físicos, psicológicos e morais de um personagem. Pessoa ou personagem considerada na sua individualidade, originalidade, nas suas qualidades morais. Os caracteres constituem, segundo Ariosto, um dos seis elementos da tragédia, com o canto, elocução(estilo do discurso), a fábula, o pensamento e o espectáculo.

Carnavalisação- Transformação espectacular de um evento por um reverso total de situações habituais, do sério para o cómico.


Catastrofe- Da tragédia grega, última das quatro partes da obra, onde o herói recebe a sua punição, geralmente funesta.


Catharsis. Efeito de purgação das paixões produzido sobre os espectadores numa representação dramática não distanciada.


Canto- Do teatro grego, termo para designar o texto poético de coro. No teatro de Brecht aplicava-se também o canto embora com intenção parcialmente diferente.

Cena – Termo designando o espaço de actuação Parte ou divisão de um acto onde não está previsto nenhuma mudança de personagens.

Cenografia – Arte da organização do espaço teatral. Conjunto de elementos (tela pintadas, praticáveis, mobiliário...) que determinam este espaço.

Coreografia- termo, vindo do teatro grego que designava a arte de dirigir os coros, utilizada depois no começo do século XVIII , para designar a arte de compor as danças e de regular as figuras e os passos. Hoje em dia utiliza-se este termo para designar a encenação do teatro gestual e mesmo do ballet.


Coro- Grupo- ou grupos alternados- encarregados de intervir colectivamente, por meio do canto, da dança e o recitativo, dentro do “quadro” de um ritual ou de um espectáculo. No teatro grego, a intervenção dos coreutas, dirigido por um corifeu, dá-se o nome de “Choreia”.


Comédia- Acção cénica que provoca o riso pela situação das personagens ou pela utilização de trejeitos e dos caracteres, cujo desfecho é feliz.


Comédia musical- Comédia ou intriga, pouco restrita, que serve de pretexto a uma série de canções e de danças. Um bom exemplo é a comédia musical “Hair” composta em 1967.


Comédia dell’arte- Género de comédia na qual, o “scenário” ou “canevas” servia apenas de regra para a improvisação dos actores. Este género existiu entre os séculos XVI a XVIII ,iniciou-se em Veneza ,em Itália e estendeu-se por toda a Europa.


Conotação- Conjunto de valores subjectivos variáveis de uma palavra.

Consola- Aparelho de controle das luzes e do som

Contexto- Conjunto de circunstâncias que rodeiam a emissão do texto linguístico e/ ou da sua representação, circunstâncias que facilitam ou permitem a sua compreensão.

Contraponto- Série de linhas temáticas ou de intrigas paralelas que se correspondem num princípio de contraste.

Convenção teatral- Conjunto de pressupostos ideológicos e estéticos, explícitos ou não, que permitem ao publico receber correctamente a peça; por exemplo: a Quarta parede do palco, os apartes dos actores , o uso de um coro, o uso de objectos com outras funções; o próprio palco como espaço de ficção.

Corifeu- Chefe do coro, no teatro grego.


D

Diálogo – Conversa entre dois personagens. Encaixe de palavras trocadas pelas personagens de uma peça de teatro.

Dialogismo – caracter dialogado de um texto não teatral (ex: processo verbal de um interrogatório, troca de palavras numa récita, etc)Num sentido largo, o termo designa a estrutura de toda a ficção fundada sobre um conflito entre duas polaridades.

Didascal – Nome dado na Grécia àquele que ensinava uma arte, nomeadamente a arte dramática.

Didascália – Instrução do Didascal aos seus intérpretes. Diz-se das indicações cénicas dadas fora do texto, separadas das réplicas.

Diegese – Imitação de um evento em palavras, que contam uma história sem representação dos personagens.

Distanciação – Efeito teatral pelo qual o actor ou o encenador tentam evitar a identificação a um personagem ou a uma situação em particular. Efeito obtido por diversos processos de recuo, como “dirigir-se ao público”, a fabula épica, utilização de gestos sociais, as canções, técnicas de luz, etc.

Distribuição – Repartição dos papéis.

Dithyrambo – Cântico lírico à glória de Dionisios donde nasceu a tragédia.

Docudrama – (teatro documental) peça que utiliza por texto documentos autênticos sobre determinado evento.

Dramaticidade – Caracter do que é dramático; qualidade de um texto, de um espaço ou de um acontecimento que são susceptíveis de se porem em cena.

Dramatis personae – Personagens ou protagonistas cujos nomes figuram no genérico de uma peça

Dramaturgo – Autor de um texto dramático

Dramaturgia – Arte da composição de peças de teatro. Técnica ou poética da arte dramática que procura estabelecer os princípios da construção da obra.

Dramaturgista – Especialista de dramaturgia. Muitas vezes assistente do encenador, está encarregado de diversas questões relativas ao texto (reportório, adaptação de peças, redacção, documentação...)Dizemos geralmente que é um conselheiro dramaturgico.

Drama – Acção cénica representada por personagens.


E

Escrita dramática- Estrutura literária que se funda sobre alguns princípios dramaturgicos: separação de papéis, diálogos, tensão dramática, acção dos personagens.

Escrita cénica – Maneira de utilizar o aparelho teatral para pôr em cena os personagens, o lugar e a acção que se desenrolam.

Espectáculo – aquilo que se oferece ao olhar(performance ou representação). Um dos seis elementos da tragédia de Aristóteles.


Efeito de destaque- Pôr em primeiro plano um fenómeno fazendo realçar a estrutura artística da mensagem.

Encenação – Conjunto de meios de interpretação cénica (cenografia, musica, jogo, etc....);actividade que consiste em conjugar estes meios. Articulação entre o trabalho de criador e coordenador de uma equipa de artistas; transposição de uma escrita dramática numa escrita cénica.

Epílogo – Discurso recitativo no fim de uma peça.

Épico – Diz-se de uma fábula tirada da vida dos homens, é engrandecida e tratada de tal maneira, nomeadamente por ajustes ideológicos, que é impossível para o espectador de se identificar com o herói ou com a situação.

Episódios - Capítulos da tragédia grega entre o prólogo e o êxodo e entre as intervenções cantadas e dançadas do coro.

Espaço dramático – Construção imaginária, pelo leitor e espectador, da estrutura espacial de um drama.

Espaço cénico – Espaço proposto sobre a “cena” pelo cenógrafo e seus colaboradores.

Estética – Filosofia do belo. O seu objecto é o bom e a verdade. Estudo que se dedica a definir os critérios de julgamento em matéria de poesia e arte.

Êxodo – Canto coral de saída.

Exposição – Informações fornecidas nas primeiras cenas para permitir quea situação evolua e a acção desenvolva.


F

Fábula – Conjunto de factos que constituem o elemento narrativo de uma obra. Um dos seis elementos da tragédia ,segundo Aristóteles, com os caracteres, o canto, a elocução, o pensamento e o espectáculo.

Farsa – Comédia trivial muitas vezes caracterizada por uma série de enganos e que terminava muitas vezes com pancadaria.

Fatalidade – Força sobrenatural pela qual tudo o que acontece (sobretudo desagradável) é predestinado e determina todos os acontecimentos de uma maneira inevitável. A fatalidade é o motor da tragédia grega.

Ficção – Forma do discurso que faz referencia a um universo conhecido. Mas através de pessoas e eventos imaginários.


Focalização – Acção de pôr em evidência, de fazer convergir num determinado ponto.

Fora do texto – Termo para designar o contexto e intertexto.

Fresnelle – Projector cujo poder de iluminar é aumentado por uma lente graduada.


G

Grotesco – Cómico caricatural, de tipo bizarro, burlesco ou fantástico, por vezes absurdo ou irreal.


H

Happening – Espectáculo que exige a participação ou prevê uma reacção do público, e que procura provocar uma criação artística espontânea, eventualmente colectiva.

Herói – Tipo de personagem dotado de poderes fora de comum e que pode “levantar-se” a favor ou contra a Cidade (Grécia). Personagem principal de uma obra.



I

Ícon – Sinal visual que sugere um determinado objecto em virtude do carácter e qualidades que ele possui.

Identificação – Trabalho do actor e do espectador para adoptar as atitudes e os sentimentos de um personagem num dado contexto teatral.

Ilusão – Fenómeno que faz que tomemos a ficção por real e verdadeira.

Inspiração – Teoria platónica segundo a qual, no momento da criação, o pensamento de um poeta, é trocado por um estado perto da demência que faz o actor parecer um Deus.

Intertexto – Conjunto de fragmentos citados num dado corpus;
Relação de ordem textual resultante de estar em presença de dois ou mais discursos de arte ou de escrita.

Intertextualidade – Fenómeno segundo o qual um texto parece situar-se na junção de diversos discursos.

Intriga – Conjunto de acontecimentos que constituem o “motor” da peça. Série de entracelamento de conflitos ou de obstáculos postos numa obra com vista a serem ultrapassados..


J

Jogo – Em teatro, o termo designa tanto uma forma de representação medieval como unidade disciplinar no ensino das artes de cena( jogo dramático) , e ainda as modalidades de interpretação de um actor (jogo realista, jogo distanciado, etc.).


K

Kabuki – Forma tradicional do teatro japonês, exclusivamente masculino, caracterizado pela violência das intrigas e a sumptuosidade do guarda-roupa e maquilhagens. A gestualidade ,que exprime muitas vezes os sentimentos humanos pela dança, sobrepõem-se geralmente sobre o texto inaudível de histórias bem conhecidas.


L

Lazzi – Elemento mímico ou improvisação do actor que serve para caracterizar comicamente um personagem.

Leitura – No teatro: Decifração e interpretação dos diferentes sistemas cénicos que se oferecem à percepção do leitor(texto dramático) ou espectador (texto cénico). A leitura pode ser horizontal ou vertical. Ler um texto, é estabelecer os laços entre as variáveis produtoras de sentido e importar os elementos imperativos susceptíveis de tecer um texto dentro de um texto.

Literalidade – Caracter de um texto considerado como obra literária.


M

Melodrama – Drama popular, muitas vezes acompanhado por melodia, caracterizado pela inverosimilhança da intriga e das situações, a multiplicidade de episódios violentos é outra das características.

Mimica – Num primeiro sentido, imitação directa de uma acção, contando uma história por gestos. Hoje em dia a Mímica distingue-se da pantomima essencialmente por se libertar, como a dança, de grandes figurações e de referencias para se especializar na criação de formas novas, por vezes abstractas.

Mimodrama – Acção dramática representada em pantomima ou linguagem corporal.

Monodrama – Drama cujos personagens são apresentados do ponto de vista de um só.

Monólogo – Cena falada apenas por um personagem; discurso aparentemente dirigido a ele mesmo, ou a um auditório do qual não se espera resposta. Na análise do discurso teatral, é considerado como uma variedade do diálogo.

Montagem – Diz-se de uma colagem de textos e por vezes da encenação; ou realização material da encenação.

Motivo – Imagem visual ou sonora, modulada ou repetida, que faz parte de um tema. Unidade indissociável da intriga, que constitui uma unidade autónoma da acção.

Musica de cena - Contribuição musical de um texto cénico, que anuncia ou sublinha uma emoção, ou para acompanhar uma acção ou um texto, ou mesmo substituir completamente um texto dramático.

Mistério – Acção cénica de ordem religiosa- egípcia, grega, medieval – e principalmente dedicada à vida dos deuses na terra.


N

Naturalismo – Representação realista de Natureza ou do natural.

Nô – Drama lírico japonês(mimado, cantado e dançado, com coros e instrumentos), executado no teatro, com guarda-roupa e máscaras, sem cenário. Compreende secções de prosa (kotoba) e de poesia (utai). Inspira-se geralmente em lendas e contos antigos do Japão, onde os seus actores são o shité e o waki, o segundo é uma espécie de duplo do primeiro.


O

Objectivo e Superobjectivo – Motivações que, segundo C. Stanislavski, estruturam a estratégia global de um personagem.

Ópera – Drama lírico, inteiramente cantado, realizado num Teatro com cenários e guarda-roupa.

Ópereta – Comédia lírica, constituída de cantos e diálogos ou pantomimas alternadas com cenários e guarda-roupa.


P

Papel – Conjunto de indicações de acções de um personagem; é a vida de um personagem; Conjunto de réplicas de um personagem.

Parada – Forma de intervenção teatral que se faz à porta das salas de espectáculo, para angariar publico.

Parateatro – diz-se das formas paralelas do teatro.

Paródia – Peça ou fragmento dela do género burlesco que se transveste uma obra maior.

Patético – Modo de recepção de um espectáculo que provoca a compaixão

Pathos – Emoção ou paixão, amplificada ou simulada, susceptível, por técnicas específicas do teatro, de suscitar ou manipular no publico sentimentos naturais de piedade ou de terror, com vista a provocar a catharsis.

Performance – Expressão artística de unidade variável que consiste em produzir determinados eventos por meio de gestos e acções sem contar qualquer história .

Praxis – Acção dos personagens, acção que se manifesta na cadeia de acontecimentos ou fábula.

Prólogo – Parte da peça que nos gregos precede a entrada do coro.

Proscenium – Parte anterior do palco.

Psicodrama – Técnica de investigação psicológica que procura analisar os conflitos interiores em fazendo jogar um quadro improvisado a partir de quaisquer dados.


Q

Quadro – Divisão de um texto dramático ou cénico, fundado sobre uma mudança do espaço ou do espaço-tempo. Constitui uma alternativa à cena ou ao acto. Bertolt Brecht revalorizou es tipo de divisão.

Quarto muro – No teatro naturalista: muro imaginário que separa a cena da sala.

Quiproquo – Situação de engano que faz prender um personagem – ou uma coisa – a outra.


R

Realismo – Concepção da arte e da literatura, segundo a qual não se deve procurar idealizar o real ou mesmo depurá-lo.

Récita – Fábula. Discurso de um personagem narrando um acontecimento que se produz fora de cena.

Recitativo – Na Ópera ou na cantata, parte declamada – não cantada - cujo ritmo e métrica difere do canto ou da música que a precedem ou a seguem.

Repertório – Conjunto de peças realizadas por uma companhia teatral; conjunto de peças do mesmo estilo ou de uma mesma época; conjunto de papéis que um actor já interpretou e que fazem parte do seu curriculum.

Réplica – Resposta a um discurso; texto dito por um personagem no decurso de um diálogo.

Retórica –Termo empregado para designar a arte de persuadir, a lista de figuras de estilo e de juízos de escola num discurso artístico e literário.


S

Sátira – Género teatral de origem grega; Discurso que ataca alguém ou qualquer coisa, gozando isso.

Signo – A mais pequena unidade de sentido, proveniente da combinação de um significado e significante.

Situação dramática – Conjunto de dados textuais e cénicos cujo conhecimento é indispensável para a compreensão do texto e da acção.

Sociodrama – Técnica inspirada da criação colectiva teatral e empregada na terapia de grupo.

Solilóquio – Discurso de um pessoa que fala para si mesma; monólogo interior. Discurso de uma pessoa que, em companhia, está apenas a falar para si mesma.

Song – Intervenção coral, no teatro brechtiano.

Subtexto – Aquilo que não se diz explicitamente no texto dramático, mas que ressalta da interpretação do actor.


Sublime – Categoria estética que designa um sentimento que faz “sair” aquele que experimenta os limites habituais da sua percepção do belo, para o conduzir em direcção à grandiosidade ou ao horror.

Suspense – Momento ou passagem que faz nascer um grande sentimento de angústia ou de dúvida; caracter daquilo que é susceptível de provocar este sentimento.

Simbolismo – Movimento artístico e literário que, em reacção ao Naturalismo, se esforça de fundar a arte sobre uma visão espiritual do mundo, traduzida por meios de expressão metafóricos ou poéticos.


T

Texto dramático – Escrito onde a teatralidade é explicitamente inscrita.

Texto cénico – Produto da encenação, que foi produzido ou não por um texto dramático.

Teatralidade – Caracter do que é teatral; pela qual um escrito, um espaço ou um evento se definissem como configuração de elementos estilísticos e de valores diferenciados (guarda-roupa, personagens, adereços, etc...), regras, implicitamente ou explicitamente, por leis do sistema teatral. Pode-se falar da teatralidade de um evento judiciário, de um lugar sagrado, de uma máscara primitiva...

Tragédia – Acção cénica cujas peripécias são dirigidas por uma fatalidade e cujo desfecho é sempre funesto.


U

Unidade de acção – caracter de uma peça do qual a matéria narrativa se organiza á volta de uma fábula principal á qual as intrigas anexas são logicamente ligadas.

Unidade de lugar – Carácter de uma peça segundo a qual se organiza à volta de um e mesmo espaço.


Unidade de tempo - Carácter de uma peça cuja acção se organiza no mesmo tempo de acção.


V

Variedades – Espectáculo que apresenta diversas atracções (canções, danças ,etc...).

Verosimilhança - Carácter pela qual as acções, os personagens e os ligares representados são percepcionados pelo publico com uma imitação da realidade e não como uma realidade verdadeira ou sobrenatural.