26.12.05

Festival no Deserto (13,14 e 15 de Janeiro de 2006)


A sexta edição do Festival no Deserto realiza-se nos próximos dias 13,14, e 15 de Janeiro de 2006. Este festival tornou-se num dos mais significativos das chamadas músicas do mundo, muito especialmente as músicas dos povos do Sahra.
Começou por ser um festival itinerante mas acabou por se instalar, desde 2003, em Essakare, cerca de 60 km de Tombouctou, cidade em pleno deserto do Mali. Tornou-se, entretanto, numa espécie de Woodstock sobre as dunas do deserto
Para além da beleza natural, o local escolhido é um ponto de encontro das diferentes comunidades Toaregs ( ou Tamashek) do Mali, da Mauritânia, do Níger e da Argélia. A afluência é pois, sobretudo, de nómadas que se misturam com os participantes do festival.
O festival do deserto organiza, para além dos concertos de música dedicadas maioritariamente às culturas do deserto, outras iniciativas como corrida de camelos, sessões de Tindé ( cantos tradicionais de mulheres), exposições de artesanato, colóquios e outras actividades dirigidas sobretudo aos Nómadas.

Em edições anteriores já passaram por lá músicos como Ali Farka Touré, Oumu Sangaré, Amadou e Mariam, Manu Chão, Tinariwen ( grupo musical touareg do Mali), etc,etc. Para a edição de 2006 está prevista a vinda de músicos e grupos como: Habib Koité, Toumani Diabate, Tartit et Haïra Arby (Mali) ; TikenJah Fakoly (Côte d'Ivoire) ; Sekouba Bambino (Guiné), Manalemosh Dibo (Etiopia), Tiris (Argélia), Rachid Taha (França / Argélia), Dimi Mint Abba (Mauritânia), Abdallah Ag Oumbadougou et le groupe Takrist Nakal (Níger), etc

Como sempre, nestas ocasiões, aparece o perigo da iniciativa ser objecto de uma recuperação turística quer por parte das agências de viagens quer das autoridades locais. Mas não é menos verdade que há que conviver com riscos e desafios.