24.11.05

Dia sem compras ( 26 de Nov. de 2005)


O Dia sem Compras ( Buy Nothing Day) uma iniciativa tomada há já alguns anos atrás, e com alguma repercussão, do colectivo que edita a revista Adbusters vai acontecer novamente este ano um pouco por todo o lado, muito especialmente nas sociedades industrializadas que se têm mostrado serem também «sociedades do desperdício». Por isso é que a criação de um «dia sem compras» é extremamente oportuna para lançar a reflexão e a discussão sobre o consumismo desenfreado das sociedades contemporâneas.

Em Portugal a iniciativa é promovida pela Associação ecologista Gaia.
Consultar:
http://gaia.org.pt/semcompras/
http://gaia.org.pt/semcompras/menu.html

Acções previstas para o próximo dia 26 de Novembro:

NO PORTO:
Concentração na rua de Santa Catarina (a partir das 16h) numa acção de sensibilização com intervenção cultural e distribuição de material.
.
VídeoForum às 21h30 no Espaço 555, na cidade do Porto (Vídeo + Fórum de Discussão Filme: The Corportation )

EM LISBOA:
Périplo por alguns dos maiores centros comerciais da Grande Lisboa (Dança, distribuição de panfletos sobre consumo responsável e outras surpresas.)Ponto de encontro: Pavilhão de Portugal às 10.30 no dia 25 de Nov.

Tertúlia - Hábitos de Consumo e Responsabilidade Ambiental e Social ( projecção de file e conversa) na Escola Secundária Leal da Câmara, Rio de Mouro10.00 h - 11.30 h no dia 25 de Nov.