28.9.05

Acção de libertação do ar comprimido ( acerca de Os Esvaziadores)


Os esvaziadores dos 4 × 4


( tradução de um texto do Le Monde de 25 de Setembro de 2005)

O sub-ajudante Marrant concentrou as suas tropas num bar no centro de Paris. De dia, este pseudo-militar de 28 anos é estudante. À noite, dirige um pequeno «comando» armado de bombas de ar e sacos de lama sob o estranho nome de «Les Dégonflés» (Os Esvaziadores).
Esta estranha tropa atacou as ruas de Paris nas últimas duas semanas. O seu alvo são as viaturas todo-o-terreno 4 × 4 que se encontram nas ruas da cidade. Os pneus de 24 viaturas todo-o-terreno foram esvaziadas durante estas acções organizadas desde o dia 30 de Agosto. No passado dia 13 de Setembro outra dezena de 4 × 4 foram cobertas de lama. Nesta noite a área escolhida foi o bairro de Montpanasse. Pelo caminho descobriram um alvo ideal, um enorme Land Rover azul metalizado. Alguns «Esvaziadores» ocuparam-se a lançar lama sobre a viatura com as suas próprias mãos. « Estes veículos nunca foram para o campo, nós encarregamo-nos simplesmente de os levar até lá», desabafa um jovem de 25 anos, conhecido pelo nome de «sub-ajudante Gachet».
Um panfleto com alguns erros ortográficos é colado nos vidros. «Esta campanha utiliza métodos de acção directa que podem ser discutíveis. Mas é claro que numa sociedade de direito é preferível não se fazer a justiça pelas suas próprias mãos.. Por isso é que nós considerámos as nossas acções como actos de legitima defesa».
Os alvos são seleccionados com precaução, de preferência longe das residências. «Não queremos confrontos. Por alguma razão chamamo-nos «Os Esvaziadores», diz Urbain, um rapaz que se reuniu com o grupo, ao lado de Eric, Lili, Julien, Guillaume, Mathilde por ocasião de uma manifestação de protesto contra o dirigente da extrema-direita Le Pen em Abril de 2002. Têm-se encontrado, entretanto, nas manifestações anti-guerra e nos protestos estudantis. Este companheirismo activista veio a desembocar nas acções anti-publicidade no metro parisiense, o que lhes valeu, de resto, terem sido objecto de acusações judiciais.
Alguns deles são agora membros de «Os Esvaziadores». Têm entre 20 e 33 anos. Rapazes, sobretudo. A maior parte, estudantes parisienses de arquitectura, história, fotografia e marketing.
«A maior parte de nós vêm de um meio pequeno-burguês, excepto alguns de vêm de famílias desfavorecidas», declara o «sub-ajudante» Gachet. A principal motivação para a sua acção é a ecologia e o anti-produtivismo.
Uns militaram nos partidos políticos. Outros agem no seio de associações. Mas quase todos, hoje, situam-se à margem da política tradicional, que vêem como ineficaz e à qual opõem a acção directa. «Pretendemos suscitar na sociedade os debates que os políticos se mostram impotentes em promover e que possam sensibilizar as pessoas», diz-nos Eric, 33 anos, desempregado, que remata: «Simbolicamente até acho interessante estigmatizar os 4 × 4 com métodos de acção próprios de rapazinhos»