26.5.05

As 10 razões para votar sim ao Tratado Constitucional Europeu



Se você quiser:

1º) Que os capitais e as mercadorias sejam colocados ao mesmo nível que os seres humanos ( conferir Artigo I.3 e i.4, Preâmbulo do Título III), vote no sim

2º) Que daqui para a frente o direito comunitário prevaleça sobre o direito dos Estados membros ( Artigo I.6) e que as normas comunitárias sejam directamente aplicáveis sem passar pelos Parlamentos nacionais ( ArtigoI.33.1), vote no sim.

3º) Que a Comissão Europeia, órgão não-eleito, disponha do direito de propor textos legislativos ( Artigo I.26.2), vote no sim.

4º) Que os Estados membros se comprometam a aumentar o seu orçamento militar (Artigo I.41.3), vote no sim.

5º) Que os cidadãos só possam «convidar» a Comissão Europeia a fazer propostas a fim de aplicar a Constituição ( Artigo I.47.4), vote no sim.

6º) Que o direito de greve tenha de ser reconhecido pelos…empregadores ( artigo II.88), vote no sim

7º) Que a primeira coisa a salvaguardar em caso de crise social ou de guerra deva ser «o funcionamento do mercado» ( artigo iii.131), vote no sim.

8º) Que o Tratado constitucional só fale uma única vez de «serviços públicos», vote então no sim

9º) Que a legislação nacional que proteja as terras agrícolas seja abolida, e o seu comércio liberalizado ( Aritog III.138.e), vote no sim.

10º) Que o prestador de um serviço industrial, comercial, artesanal ou um profissional liberal possa exercer a sua actividade num Estado da sua escolha, mas segundo as condições existentes do seu país de origem ( princípio da directiva Bolkenstein, e Artigo III.145), vote então no sim.


Bom, e se no fim disto tudo, ainda estiver interessado em votar no sim, volte à escola primária que ainda não percebeu que lhe estão a passar a perna, ao condená-lo á figura de idiota feliz…no reino da Eurolândia.